Deputados acreanos visitam o Pará com o objetivo de conhecer tecnologias aplicadas no cultivo do açaí

O primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB) e o vice-presidente, Jenilson Leite (PSB) e Cadmiel Bomfim (PSDB) foram ao estado do Pará acompanhados de prefeitos e vereadores para conhecer a tecnologias aplicadas no cultivo do açaí.

O fruto, que é responsável pela transação de R$ 1,5 bilhões de dólares na economia paraense, é defendido pelos parlamentares como uma das alternativas de crescimento para o Acre.

A comitiva está visitando cidades paraenses onde o cultivo do açaí recebe investimentos que alavancam a produção. Na ocasião, eles conversaram com o superintendente do Banco da Amazônia, Valdecir, uma vez que a Instituição é a maior parceira no fomento da cadeia de produção e da indústria do fruto. O deputados acreanos querem que a mesma parceria seja fechada no Estado.

“O que estamos vendo no Pará, é algo que podemos implementar no Acre. E estamos vendo que isso dá certo. Temos que ter programas capaz de pensar em todas as etapas da produção para implantamos grandes áreas de açaí de cultivo no Acre. Aqui na região de Castanhal-Pará a cultura do açaí movimenta mais de 200 indústrias”, defende o deputado Jenilson Leite.

Nosso intuito é conhecer mais sobre as experiências que vem dando certo no cultivo do açaí no Pará e aplicá-las no Acre. Também queremos abrir caminhos para que parcerias entre produtores acreanos e o Banco da Amazônia sejam fechadas, gerando assim mais emprego e renda no nosso Estado”, frisou Luiz Gonzaga.

“Nós já possuímos plantações de açaí no Estado, mas ainda não produzimos tudo que nosso solo fértil é capaz. Através de incentivo e técnica apropriada, o açaí com certeza vai alavancar a nossa economia”, pontuou Cadmiel Bomfim.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac