loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Daniel Zen diz que reajuste de energia é o maior já registrado na história do Brasil

Na sessão desta quarta-feira (12) o deputado Daniel Zen (PT) disse que o reajuste tarifário anual da Eletroacre aprovado ontem (11), em Brasília, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi o maior já registrado na história do Brasil. O reajuste, que valerá a partir de 13 de dezembro de 2018, terá efeito médio para o consumidor de 21,29%, sendo que os clientes da baixa tensão (residencial e comercial) terão correção de 19,82% e os da alta tensão (indústrias) de 28,04%.

Segundo o parlamentar, o aumento já é um dos prejuízos causados pela privatização da Eletrobras Acre. “Não conseguimos nem resolver a situação dos servidores da Eletrobras Acre, que correm o risco de ser demitidos devido a privatização, e agora fomos pegos de surpresa com esse reajuste. Estamos falando de um reajuste histórico na tarifa de energia, nunca visto antes na história do Brasil. Quase 30% de aumento, isso é um absurdo”, disse.

Ainda de acordo com o deputado, a situação se agravará ainda mais no governo Bolsonaro. “Esse negócio de privatização é só falácia, só serve para encher os bolsos das empresas grandes, do capital financeiro, da bolsa de valores. Esse reajuste da energia, por exemplo, sacrifica o consumidor, aqueles mais humildes, os mais pobres. A situação vai se agravar porque a prioridade de Bolsonaro é privatizar ainda mais, isso vinha mudando no Brasil, mas infelizmente essa mudança foi interrompida”, salientou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac