loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique critica governo por praticar ato imperfeito na criação do Pró-Saúde

A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) manifestou apoio aos servidores do Pró-Saúde que ocuparam a Galeria Marina Silva, na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (12). Ela frisou que é a favor da matéria que altera de paraestatal para autarquia a instituição. Ela criticou o Executivo por criar um ato imperfeito ao instituir o Pró-Saúde.

“As pessoas não têm condições de trabalho. É lamentável a forma como o governo fez com os profissionais do Pró-Saúde: um concurso público que não era concurso público. O governo do Estado fez uma presepada, um ato jurídico imperfeito ao criar o Pró-Saúde do jeito que criou. Agora diz que não pode ficar com os profissionais. O governo tem medo do povo que se manifesta. Unam-se”, disse a deputada Eliane Sinhasique.

A peemedebista acrescentou, também, que a “reivindicação é legítima” e o governo não pode emburrar com a barriga essa discussão. “A gente sabe que se o governo quiser ele organiza, ele legaliza e essa casa aprova a transformação do Pró-Saúde numa estatal para que sejam absorvidos todos vocês. Se depender dos deputados da oposição vocês terão apoio irrestrito. Contem com nosso apoio!”, ressaltou.

Eliane Sinhasique criticou a não liberação das emendas parlamentares que cada deputado estadual faz jus por parte do governo do Estado. “Quero registra a minha indignação com as emendas impositivas. Estou indignada. Quando o governo diz que só pode colocar na Saúde e na Segurança Pública ele está pegando um dinheiro que não é nosso e colocando naquilo que é obrigação dele fazer. Eu estou há três anos nesta casa e nunca tive minhas emendas liberadas. A Casa do Seringueiro recebe, acolhe e cuida. Nós, por três anos indicamos para lá e nunca cumpriram. Enviei R$ 30 mil para o Dom Bosco e nunca enviaram. O governo não libera um único centavo. E agora as emendas impositivas só podem ser alocadas para a Saúde e Segurança. Como os deputados vão ajudar essas entidades que fazem o serviço que o governo não faz? Na realidade estamos chovendo no molhado. Esse dinheiro já está no orçamento. O governo só está passando uma impressão de que é bonzinho. Não temos direito a nada. Essas emendas impositivas são uma falácia. São para inglês ver”, relatou.

José Pinheiro
Agência Aleac