Deputado Heitor Júnior destaca ação da Aphac para prevenção de doenças ao público masculino

O deputado Heitor Júnior (PDT) utilizou o tempo regimental na sessão desta terça-feira (12) para falar sobre uma ação integrada de saúde, que acontece na próxima sexta-feira (15), na sede da Associação dos Portadores de Hepatites do Acre (Aphac). Uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde vai possibilitar atendimento ao público masculino com exames de prevenção ao câncer de próstata.

“Vou falar de saúde. A Aphac fará na próxima sexta uma ação integrada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde voltada para a saúde do homem. Lá nos teremos o exame de toque. Nossos colegas estão convidados. É uma ação integrada para os homens. Exames de glicose, teste rápido de Sífilis, hepatites B e C. Acontece na Rua Farroupilha, nº 268, no Bosque. Uma ação integrada de saúde que vai atender a classe masculina”, completou.

Heitor Júnior falou também com relação a um transplante de fígado realizado pela equipe do médico Tércio Genzini, no Hospital das Clínicas, em Rio Branco. Ele contou que o doador era de Dourados (MT) e o paciente que recebeu o órgão era de Brasileia. Nesse sentido, ele destacou a importância da doação.

“Realizamos mais um transplante de fígado no Estado. O órgão veio de Dourados, Mato Grosso. Quero parabenizar o doutor Tércio Genzini e o cirurgião Juan. Quero também parabenizar o SAE, através da enfermeira Edna. Dizer que nós, deputados, encampemos a bandeira da doação de órgãos, pois se nós tivermos uma grande campanha de sensibilização das famílias, elas entenderão a importância desse ato de amor ao próximo. Toda vez que morre uma pessoa, ela enterra mais três. Temos 50 pacientes na fila de transplante de fígado, sem falar de rins e córneas.

José Pinheiro