Sessão solene de encerramento do ano legislativo é marcada por homenagens

Encerrando as atividades do ano de 2016, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta quinta-feira (15) uma sessão solene para entregar títulos de ‘Cidadão Acreano’ e Moções de Aplauso. A solenidade contou com a participação de autoridades, amigos e familiares dos agraciados. A entrega de títulos é um ato tradicional do Poder Legislativo Acreano e objetiva homenagear figuras ilustres e instituições que ajudaram direta ou indiretamente no desenvolvimento do Estado do Acre.

Em pronunciamento, o presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), ressaltou a importância da entrega de títulos de cidadão acreano e moções de aplauso àqueles que contribuíram para o desenvolvimento do Estado nas mais diversas áreas.

“Com muita honra recebemos os convidados nesta sessão solene que é realizada todos os anos e que concede títulos de reconhecimento a cidadãos e instituições que se destacaram no decorrer do ano. Tenho absoluta certeza de que cada pessoa e representante de entidade que foi agraciado aqui hoje é merecedor e tem feito com que nosso Estado cresça cada dia mais”, salientou Ney Amorim.

Médicos, jornalistas, empresários e outras personalidades que trabalham no Estado foram homenageadas pelos deputados estaduais.

Ainda na oportunidade, Ney Amorim entregou a Comenda de Ordem do Mérito Legislativo ao goleiro da seleção brasileira de futebol, Weverton Pereira. A maior honraria’ do Parlamento Acreano foi concedida pela conquista da inédita medalha de outro nas Olimpíadas Rio 2016. O goleiro recebeu também uma Moção de Aplauso pelo trabalho que vem realizando na seleção brasileira.

A homenagem é uma iniciativa do presidente da Aleac, com apoio dos demais parlamentares. Ney Amorim é amigo de Weverton e de sua família. Ambos nasceram e foram criados na Baixada da Sobral.

“Ele merece nossa homenagem, pelo orgulho que nos deu e por todo amor que tem ao Acre. Weverton hoje é um atleta consagrado, conhecido mundialmente e ainda assim não perdeu o jeito simples de ser. Ele continua se dedicando à juventude do nosso Estado, desenvolvendo ações importantes relacionadas ao esporte na periferia de Rio Branco. Um gesto de carinho e amor à população acreana”, enfatizou.

Ney Amorim comentou a trajetória de Weverton e citou a infância pobre na periferia de Rio Branco. Afirmou, ainda, que tudo teve início no campo do Vidal, localizado na Baixada da Sobral.

“Eu conheço bem o goleiro Weverton. Ele começou jogando no campo do Vidal, na Baixada da Sobral. É uma honra muito grande para mim ter como exemplo de homem, de filho e de pai, o Weverton. Ele joga no Atlético Paranaense, mas não deixa jamais de estar no campo do Vidal. É um cara que nunca perdeu a humildade, não deixou o sucesso subir à cabeça. Ele defendeu aquele pênalti e assegurou o ouro inédito para o Brasil, esse momento nós jamais esqueceremos”, disse.

Amorim acrescentou que Weverton é um dos melhores atletas que o Brasil dispõe na atualidade. “Hoje, ele é um dos melhores goleiros do país, senão for o melhor. Se o Weverton não defende aquele pênalti, o Brasil não estaria com aquela medalha de ouro”, argumenta.

Após receber a Comenda, Weverton entregou uma camisa da seleção brasileira ao presidente Ney Amorim como forma de agradecimento ao Poder Legislativo. “Essa camisa é uma forma de agradecimento pelo apoio que esta casa tem dado a mim e à minha carreira. Meu agradecimento especial ao presidente Ney Amorim pelo carinho e amizade. Ney é um político excepcional, um deputado verdadeiramente comprometido com os anseios do povo acreano. Obrigado pelo carinho, essa medalha de ouro é nossa, é do povo do Acre”, agradeceu Weverton.

Ao encerrar a solenidade, Ney Amorim agradeceu aos deputados que compõe a Mesa Diretora do Parlamento pelo apoio às ações realizadas na Aleac no ano de 2016. Ele estendeu os agradecimentos aos servidores do Poder Legislativo.

“Sem a dedicação dos servidores do Poder Legislativo nada daquilo que conseguimos fazer teria sido feito. Se nós conseguimos dar uma resposta positiva é porque tivemos o apoio dos servidores desta casa. Acredito eu que estamos vencendo este ano com muito empenho. Depois de tantos debates, tantas discussões, quero agradecer aos 23 parlamentares desta casa que fizeram com que a Assembleia Legislativa do Acre fosse bem vista pela sociedade”, pontua o presidente.

O presidente da Aleac parabenizou todos os homenageados durante a solenidade. Ele ressaltou ainda a importância da união dos poderes. “Saúdo todos os homens e mulheres aqui presentes e que foram homenageados. Essas pessoas contribuem para que nosso Estado funcione. Vejo atualmente que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário devem mais do que nunca se unir para vencermos essa crise que nosso país atravessa. Que tenhamos um pouco mais de humildade e um pouco menos de vaidade, esse é o sentimento que deve prevalecer em nossas vidas. Não pode haver bandeiras, mas unidade e entendimento para beneficiar aquele que nos elegeu, o povo. Desejo boas festas a todos e que 2017 seja um ano de bons resultados”.

Ao todo foram entregues 25 Títulos de Cidadão Acreano e 39 Moções de Aplauso.

Mircléia Magalhães