Deputado Jesus Sérgio solicita criação da regional Tarauacá/Envira na área da Saúde

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quarta-feira (16), o deputado Jesus Sérgio (PDT) pediu uma atenção maior da Secretaria de Estado de Saúde em relação aos hospitais de Feijó e Tarauacá. Ele frisou que em Tarauacá a unidade de saúde está sem o aparelho de radiografia e os pacientes estão sendo transferidos para outros municípios como, por exemplo, Cruzeiro do Sul.

“Eu visitei os hospitais de Tarauacá e Feijó e foi feita uma reivindicação a respeito dos aparelhos de radiografia dessas unidades. Neste último final de semana estive no hospital de Tarauacá e chegou uma criança com o braço quebrado e eu acompanhando a angústia daquela mãe com a criança no colo. Presenciei quando ela escutou de quem a atendeu que não teria como fazer o exame de radiografia no hospital. A criança teria que ser levada para outro município. Essa criança teve que aguardar mais uma noite para ser encaminhada a Cruzeiro do Sul, numa estrada esburacada como a nossa”, disse o parlamentar.

Jesus Sérgio disse que essa situação em Tarauacá é antiga. “O que temos lá é um aparelho de radiografia portátil. O aparelho de Tarauacá está quebrado. Isso é um problema recorrente. Em 2011 tínhamos notícias que esse equipamento já apresentava problemas. Em Feijó só se realiza radiografias com agendamento. Esse modelo de aparelho só realiza quatro exames por dia”, pontua.

O pedetista explicou que os aparelhos portáteis não realizam, por exemplo, exames relacionados a problemas na coluna. “O aparelho de radiografia de Feijó está há três anos para ser instalado e não sei porque isso ainda não aconteceu. Além disso, o hospital de Feijó precisa ser reformado. Está caindo aos pedaços. Vou fazer uma indicação pedindo uma reforma urgente. Pedirei, também, esclarecimentos sobre as obras da maternidade de Feijó que até o momento estão paradas”, explica.

O parlamentar apresentou, ainda, uma indicação parlamentar para que seja avaliada a possibilidade de se criar a Regional em Saúde Tarauacá/Envira. Ele argumenta que isso reduziria os custos com Tratamento Fora de Domicílio (TFD), além de proporcionar aos pacientes o atendimento próximo de suas famílias. Na proposta do deputado, seria ampliado o hospital de Tarauacá para acomodar as especialidades médicas.

“Desde o início do meu mandato tenho tratado a Regional Tarauacá/Envira como uma regional. Estou refazendo essa reivindicação para que de fato seja tratada como uma regional na área da Saúde. Essas pessoas que são enviadas via TFD, a maioria delas não tem familiar em outro município, não têm onde ficar. E elas sempre levam um acompanhante. Imaginem serem conduzidas para Cruzeiro do Sul, ficarão onde nesse tempo?’, lembra o parlamentar.

José Pinheiro