Denílson Segóvia pede que secretária de Saúde providencie equipe médica para atender índios da tribo Kaxinawá

denilson160914Em pronunciamento na sessão desta terça-feira, 16, o deputado Denílson Segóvia (PEN) pediu que a Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) providenciasse com urgência uma equipe médica para atender as crianças indígenas de Santa Rosa do Purus. Segundo o parlamentar, o rotavírus voltou a acometer índios da tribo Kaxinawá ocasionando até o momento seis mortes. Ainda de acordo com informações dos integrantes da tribo, cinco crianças encontram-se internadas no hospital daquele município com sintomas da doença.

“Um grupo de índios da tribo Kaxinawá protocolou um ofício na Sesacre para emitir um pedido de socorro às autoridades acreanas. Peço que a Secretaria de Saúde envie o mais rápido possível uma equipe médica àquela aldeia para atender as crianças locais. Segundo um integrante da tribo, seis crianças faleceram”, disse.

A preocupação do deputado é que a situação se agrave como ocorreu em 2011 em que um surto de rotavírus matou mais de 12 crianças em aldeias no município de Santa Rosa do Purus. “Minha preocupação é que aconteça o mesmo que ocorreu em 2011 quando mais de 12 crianças indígenas faleceram após serem acometidas pelo rotavírus. Até o momento seis crianças faleceram devido esse novo surto. Devemos agir imediatamente para evitar um dano maior”, afirmou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com