Administradores do Acre são homenageados em sessão solene na Aleac

Administradores do Acre são homenageados em sessão solene na Aleac

soladm100915Atendendo ao Requerimento nº 74/2015, de autoria do deputado Heitor Júnior (PDT), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou sessão solene na manhã desta quinta-feira (10) em alusão ao Dia Nacional do Profissional Administrador, data comemorada ontem (9) de setembro.

Participaram da cerimônia o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT); o presidente do Conselho Regional de Administração do Estado, Fábio Mendes Macedo; Heloísa Pantoja, na ocasião representando a governadora em exercício, Nazareth Araújo; e Margareth Ramos, no ato representando a Secretária de Estado de Gestão Administrativa do Acre, Sawana Carvalho.

O presidente do Poder Legislativo, deputado Ney Amorim (PT), fez a abertura da solenidade ressaltando a importância desses profissionais para o Estado. “Quero parabenizar todos os administradores do Estado, o trabalho e profissionalismo desses profissionais são indispensáveis para o desenvolvimento das empresas e para o bem-estar da sociedade. Eles são essenciais para a construção de um Acre melhor”, disse.

Em pronunciamento, o deputado Heitor Júnior (PDT) destacou que o administrador é o profissional capaz de sistematizar práticas para gerir uma instituição. Para ele, valorizar o administrador significa promover o desenvolvimento saudável da sociedade. “Ele é responsável por planejar estratégias, acompanhar o desempenho das atividades, gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros de uma instituição. Entre as habilidades de um administrador é possível destacar o dinamismo, criatividade, capacidade de trabalhar em grupo”, frisou.

O parlamentar frisou que o administrador é a verdadeira chave para o sucesso de uma empresa. “Se um lar precisa ser bem administrado, e isso já é trabalhoso, o que dizer de uma empresa, um município ou, em última instância, do Brasil? Mais complexos e detalhados, esses ambientes exigem gestão profissional e responsável para progredirem. Infelizmente, algumas pessoas ainda não acordaram para essa realidade. Vide o número das prefeituras, ou ainda, mais escandalosos e inaceitáveis os casos de corrupção amargados pelo país”, falou.

O administrador Marcus Fleming, agradeceu aos deputados estaduais em nome do autor do requerimento, deputado Heitor Júnior (PDT), pela homenagem. Ele reconheceu a parceria do Poder Legislativo que, segundo ele, sempre acolheu de maneira carinhosa a categoria.

“Quero parabenizar todos os administradores deste Estado pelo trabalho realizado ao longo desses anos. Quero agradecer também a este Parlamento que sempre nos acolheu de maneira tão atenciosa e carinhosa, desde então, quando o advogado Dr. João Tezza, deputado estadual à época e constituinte, se dispôs, de coração aberto, a ser o relator da nossa proposta para inserir na constituição do Estado do Acre de 1989”, destacou.

Fábio Mendes Macedo, presidente do Conselho Regional de Administração do Acre (CRA)-AC, disse que o administrador é peça fundamental para se fazer a diferença nas empresas. Segundo ele, a maioria das grandes companhias atualmente encontra-se “corrompida” devido à falta de administrador para gerenciar os trabalhos. “O profissional de administração é peça fundamental para fazer a diferença numa empresa. Fico feliz quando entro nas secretarias do nosso Estado e vejo um administrador gerindo, fico aliviado porque sei que aquela secretaria fará, sim, uma boa gestão”, complementou.

Fábio Mendes falou, ainda, da atuação do Conselho Regional de Administração do Acre. O Conselho foi instalado em 1º de março de 2010 com o objetivo de fortalecer a comunicação com os administradores acreanos. “A Comissão Executiva de Instalação do CRA realizou parcerias, fortaleceu a comunicação com os administradores e em novembro de 2009 foi encaminhado para o Conselho Federal de Administração o projeto que demonstrava a vontade de todos os administradores acreanos, bem com sua viabilidade econômica financeira para a instalação do CRA-AC. Então, em 1º de março de 2010, o CRA/AC foi instalado através da Resolução Normativa CFA nº 383.

O prefeito Marcus Alexandre (PT) agradeceu ao presidente do CRA-AC pelo convite para participar da solenidade. Ele parabenizou ainda o presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), pelos trabalhos desenvolvidos pelo Poder Legislativo. “Quero agradecer ao Fábio Mendes pelo convite, é com imenso prazer que participo desta homenagem no dia de hoje. Quero parabenizar ainda a Mesa Diretora desta Casa pelo belíssimo trabalho que vem realizando nesta legislatura. Ainda que de longe, tenho acompanhado os inúmeros debates que são feitos aqui e por isso sei do esforço que os deputados estaduais têm feito para atender os anseios da população acreana”, enfatizou.

Para Marcus Alexandre os profissionais de Administração estão muitos anos à frente do seu tempo. “Os administradores atuais sabem um pouco de tudo, eles reúnem características importantes sobre tudo. Hoje, esses profissionais são valorizados, o trabalho deles é devidamente reconhecido. Eles são dinâmicos, criativos e inovadores. Os administradores estão muitos anos à frente do seu tempo”, ressaltou.

No final da solenidade os administradores Rui Feitosa, Marcus Vinícius Fleming, Jaime Veiga Tavares, Margareth Rose Ramos, Jebert Willyans, Mirla Miranda, Neilson Bogoehviski, Heitor Andrade de Macedo, receberam dos deputados estaduais uma placa de reconhecimento pelo trabalho realizado no Estado.

O prefeito Marcus Alexandre recebeu a placa de reconhecimento das mãos do presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), pelo trabalho que vem realizando à frente da prefeitura de Rio Branco.

História

O Dia Nacional do Administrador é celebrado em (9) de setembro por ser a data da assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que regulamentou a profissão de Administrador no Brasil. A data também foi instituída pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.

Em meados do século XVII é possível ver a presença de profissionais que exercem a função de administrador como gerente das companhias de navegação inglesa. Em solo brasileiro o primeiro curso de graduação em Administração começou a ser oferecido em 1941, no Estado de São Paulo. No ano de 2010, segundo o Conselho Federal de Administração, o curso já era oferecido por mais de 1.800 instituições de ensino superior.

O que os deputados disseram:

Josa da Farmácia (PTN)
“Esses profissionais são fundamentais para o sucesso de nossas empresas. Não podemos subestimar esse profissional que é importante em todos os setores da nossa sociedade”.

Drª Juliana (PRB)
“Neste ano a profissão completa 50 anos de regulamentação. Quero parabenizar e aproveitar a atenção da sociedade para profissionais tão importantes. Quando falamos de Administração, falamos da nossa própria casa. Aproveito a oportunidade para parabenizar a mulher administradora, que cuida da administração do lar”.

Eliane Sinhasique (PMDB)
“Eu gostaria de parabenizar o prefeito Marcus Alexandre (PT) por dizer aqui que criará cargos estratégicos no próximo concurso, que terá o profissional em Administração. Para colocarmos a administração pública no caminho certo é preciso que o administrador esteja presente”.

Eber Machado (PSDC)
“Hoje nós temos, segundo dados do Ministério da Educação, 2.600 cursos de Administração no Brasil. Temos mais de 800 mil alunos matriculados. Veja o que representa a Administração no Brasil. A Administração é o caminho do presente e do futuro. O curso de Administração me ensinou a ser uma pessoa encorajada”.

Jenilson Leite (PCdoB)
“Nós, seres humanos, precisamos de reconhecimento para poder avançar. Estamos fazendo hoje o reconhecimento do papel dos administradores para o Estado do Acre. Se nós não abraçarmos a ciência administrativa, colocando os senhores nos cargos públicos, poderemos viver um caos. Queria deixar aqui a nossa homenagem aos senhores”.

Lourival Marques (PT)
“Hoje é um dia de alegria onde recebemos todos vocês. Aqui é uma Casa onde debatemos todos os assuntos do nosso Estado e recebemos todas as categorias. Hoje tiramos o dia para homenagear os senhores. Parabenizo o deputado Heitor Júnior pela iniciativa. Fica aqui a homenagem do deputado Lourival Marques, a homenagem do PT”.

Daniel Zen (PT)
“Parabenizo o deputado Heitor Júnior pela iniciativa. Queria salientar a importância das ciências sociais aplicadas no nosso meio-dia. A formação acadêmica fornece muito mais elementos para lidar com as situações concretas. A Administração é a ciência que oferece o maior número de cursos superiores e de vagas”.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Facebook