Aleac promove sessão solene em homenagem aos 15 anos de criação da carreira de gestores e técnicos em gestão pública

Aleac promove sessão solene em homenagem aos 15 anos de criação da carreira de gestores e técnicos em gestão pública

 

Na manhã desta quinta-feira (18) a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou uma sessão solene em alusão aos 15 anos de Criação das Carreiras de Gestor de Políticas Públicas e Técnicos em Gestão Pública. A solenidade é fruto de um requerimento apresentado pelo deputado Cadmiel Bomfim (PSDB).

A convocação para a posse da primeira turma de técnicos aconteceu em agosto de 2006. Atualmente, o Estado possui 398 gestores de nível superior e 186 técnicos filiados ao sindicato, que estão distribuídos nas secretarias e órgãos governamentais.

O deputado Cadmiel Bomfim, que presidiu a solenidade, disse se sentir honrado por ser o propositor da sessão. Ele enalteceu o trabalho feito pelos gestores e técnicos e pontuou a importância desses profissionais para o bom funcionamento dos mais diversos setores públicos.

“Tenho uma afinidade muito grande com os gestores e técnicos, são profissionais de respeito e fico feliz por ser o autor do requerimento que homenageia os 15 anos de criação dessa carreira que mudou a cara do nosso Estado. Eles atuam fazendo sempre o melhor, pois conhecem muito bem o serviço público. O meu desejo é que tenham sucesso”, desejou.

O técnico em gestão pública, Estefano da Costa, que falou representando a primeira turma de técnicos do Estado, explanou sobre as dificuldades enfrentadas no início da carreira e também as conquistas. Dentre os principais avanços, ele citou a elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria.

“Pertenço a turma de 2007, são três turmas concursadas até a presente data. Passamos por momentos difíceis até o momento da convocação e, durante esse tempo, ficamos na Lei Geral do Estado, tendo que receber complementação para chegar a um salário mínimo. Em 2017 conquistamos a criação de um PCCR criado por técnicos, passamos três anos trabalhando nisso para melhorarmos nossa carreira”, disse.

A coordenadora geral dos técnicos em gestão pública, Rosinéia Costa, agradeceu aos parlamentares pela homenagem e também parabenizou os profissionais pelos 15 anos de carreira. “Somos 193 técnicos atuando na capital e interior do Estado, muitos ocupando cargos importantes no governo. Somos uma carreira unida, aguerrida e cumprindo nosso trabalho de forma efetiva, proporcionando assim, a desburocratização do serviço público ao cidadão. Celebramos 15 anos de serviço e nossa maior conquista foi a aprovação do nosso PCCR, um resultado de muita negociação e persistência”.

O secretário de Estado da Fazenda, José Amarísio, que foi professor de formação da primeira turma de técnicos aprovados no Estado, disse estar feliz pelos avanços obtidos pela classe. “Participei da formação de alguns de vocês em 2006, ministrei por 11 dias o modulo de finanças públicas, licitação, Lei de Responsabilidade Fiscal, e fico feliz em vê-los hoje. É muito bom perceber o quanto cresceram e como isso ajudou o Estado. Vocês são a base, o alicerce e a porta de entrada para qualquer serviço público. Em nome da SEFAZ, eu os parabenizo por este dia e os felicito pelos 15 anos de carreira”.

O secretário de comunicação do governo, Rutemberg Crispim, citou o filósofo Mário Sérgio Cortella, ao afirmar que a gestão pública é uma visão de eficiência, algo que não pode parar, tem que ir além, buscar sempre o seu melhor. “Até 2006, quando se falava em servidor púbico, se pensava em cargos específicos, em caixinhas. A partir de então, essa visão se transformou. Os cargos de técnico e gestor público reúnem em si a eficiência da gestão pública, dando o seu melhor para a sociedade”.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão Suzame Freitas

    

 

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com