Deputado Edvaldo Magalhães apresenta Moção de Pesar pelo falecimento do sindicalista Trovoada

Durante sessão virtual realizada na manhã desta terça-feira (24), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) apresentou uma Moção de Pesar pelo falecimento do sindicalista Raimundo Soares, conhecido popularmente como Trovoada. O parlamentar destacou os trabalhos desenvolvidos pelo homenageado enquanto o mesmo foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

“O Trovoada foi um homem além do seu tempo, que pensava o coletivo, o bem comum como forma de vencer as desigualdades sociais e garantir o direito à vida digna. Enquanto presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá na década de 70 e 80, ele enfrentou poderosos e suas ganâncias na defesa do homem da floresta, do extrativista, pela defesa da terra e pela preservação da floresta. Deixa um legado de luta, de história e de vida para os seus e para os acreanos, sobretudo os tarauacaenses”, justificou.

Magalhães lembrou que mesmo idoso e com a saúde bastante debilitada, Trovoada nunca se furtou de debater as causas sociais. Disse ainda que o oxigênio dos pulmões dele tinha como componente a defesa dos menos favorecidos, dos esquecidos pelo poder público, e que seu agnome foi dado pelo ex-presidente Lula em virtude de sua voz grave.

“Ele foi apelidado carinhosamente pelo ex-presidente Lula de Trovoada, porque ele fez mesmo a sua voz grave ecoar pelas matas e rios do nosso Acre. Sempre combatendo a miséria e levando alento a quem a ele recorresse. Ontem ele descansou. Nossos sentimentos e elevação a Deus que conforte a família neste momento de dor infinita. Por outro lado, manteremos a chama viva na luta por um Acre melhor para todos e todas: justo e igualitário. Sua trajetória de vida nos inspirou e nos inspirará para sempre”, concluiu.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac