Sobre queimadas Daniel Zen diz “Não dá para criminalizar o homem do campo”

Sobre queimadas Daniel Zen diz “Não dá para criminalizar o homem do campo”

Em pronunciamento na sessão virtual desta quarta-feira (9), o deputado Daniel Zen (PT) criticou a falta de investimentos por parte do governo do Estado ao setor rural. Ele avalia que o trabalhador do campo não tem acesso a equipamentos de ponta, os quais poderiam auxiliar na produtividade da área.

 “O governo deveria investir mais em tecnologia, principalmente, para este público da agricultura familiar. Eles não têm condições de contratar assistência técnica especializada, e existem programas para isso. O que falta é um investimento maior do Estado”, disse.

Ainda segundo o parlamentar, o descaso por parte do governo leva o pequeno produtor a optar pelo uso do fogo. “Voltando de Manoel Urbano, me deparei com dezenas de focos de queimadas na BR 364. Maior parte delas são para formar roçado, preparar o solo para a agricultura, ou reforçar as pastagens. Sabemos que isso é errado, os produtores também sabem, mas como eles não têm acesso a mecanização devida, eles acabam recorrendo ao fogo”, enfatizou o deputado.

Para o oposicionista, “esse governo do Agronegócio é uma fraude”. “Esse governo que se intitula governo do Agronegócio não ajudou a mecanizar nenhum hectare de terra. Não investiu em mecanização, em assistência técnica, em melhoramento de ramal, no acesso ao crédito, em nada. Uma verdadeira fraude. O agricultor não queima por que ele quer, mas por falta de opção mesmo.  O Estado entra com um programa de mecanização como nós fizemos, ou não conseguirão reduzir as queimadas. O produtor continuará usando o fogo para fazer o seu plantio”, complementou.

Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Facebook