Deputado Daniel Zen diz que desabastecimento é manobra para privatização da água

O deputado Daniel Zen (PT) foi um dos parlamentares que durante a sessão desta terça-feira (08), solicitou que o Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) resolva o problema de abastecimento nos bairros da capital. Ele disse que essa é uma manobra para privatizar o sistema de abastecimento com promessas de melhorias.

O parlamentar disse que atualmente falta água em 15 bairros de Rio Branco e que isso tem causado transtornos às famílias, principalmente, num período de pandemia, onde se exige a adoção de rigorosos processos de higiene para evitar a infecção.

“Esse problema do Depasa está se tornando uma bola de neve e só tem se agravado com o passar dos dias. Anos atrás vinha sendo expandida a malha viária, também melhorias e ampliação do serviço das ETA’s e agora parece que voltamos para aquele tempo em que candidatos se elegiam prometendo água, mas a mesma nunca aparecia nas torneiras”, criticou.

Daniel Zen disse ainda que o objetivo de tudo que vem acontecendo é fortalecer a ideia de que com a privatização do sistema de abastecimento, todos os problemas serão solucionados, o que, de acordo com ele, é uma grande falácia.

“Nós já provamos que não precisa privatizar. Vejam o que ocorreu com a Eletroacre, o sonho prometido se converteu em um pesadelo. A qualidade da energia não melhorou e os preços foram elevados. Com a água vai ser exatamente o mesmo. Água, um serviço essencial do Estado, em via de ser privatizado com a conivência da prefeitura e a concordância do governo. Esse debate está refletido na falta do líquido em mais de 17 bairros há mais de 15 dias”, alertou.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac