Jenilson Leite solicita a contratação de médico obstetra para a maternidade de Feijó

Jenilson Leite solicita a contratação de médico obstetra para a maternidade de Feijó

Em pronunciamento na sessão virtual desta terça-feira (8), o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Jenilson Leite (PSB) falou dos problemas enfrentados atualmente pelo hospital de Feijó, principalmente, no setor de obstetrícia.

O parlamentar que é médico infectologista cumpriu agenda na cidade no último sábado (05), quando visitou a maternidade e constatou a falta de médico obstetra. Segundo ele, a maternidade do município da quarta maior população do Estado do Acre tem apenas um médico que realiza parto cesariana.

“Peço que a Secretaria de Saúde providencie a contratação de um especialista em obstetrícia. Esse pedido já foi feito pelos meus colegas Marcos Cavalcante e Cadmiel Bomfim, mas o governo não atendeu ainda”, disse.

Para Jenilson Leite é importante que o governo tenha uma atenção em relação ao assunto. “É humanamente impossível apenas um médico obstetra atender uma população de 40 mil pessoas. O hospital de Feijó conta, atualmente, com poucos médicos, e os que estão atuando estão sobrecarregados. Sem falar na agenda de cirurgias cesarianas que é grande e, na maioria das vezes, as grávidas precisam ser encaminhadas para Tarauacá, para serem submetidas à cirurgia”, complementou.

Pandemia

O parlamentar apresentou ainda um Projeto de Lei que prevê a obrigatoriedade de utilização de máscaras de proteção descartáveis em todos os estabelecimentos e atividades no Estado do Acre que trabalhem com preparo, manuseio e produção de alimentos.

O não atendimento ao que determina esta lei sujeitará os infratores: advertência, na primeira infração; em caso de reincidência, multa e suspensão das operações do estabelecimento até adequação conforme a lei.

Leite explica que o objetivo do presente projeto não se refere somente pelo momento pandêmico que nosso Estado, País e todo mundo vem passando nos últimos meses, mas sim, pela cabal e evidente necessidade de estabelecimento de procedimentos de higiene que há muito deveriam ter sido determinados com relação às atividades e estabelecimentos que lidam com a produção, manuseio e preparo de alimentos.

“Tenho visto em alguns restaurantes que os funcionários não estão fazendo o uso da máscara, e isso me deixa muito preocupado. O uso da máscara é essencial no preparo dos alimentos, ela garante a qualidade e segurança higiênica-sanitária. A pandemia continua, nós não podemos vacilar”, frisou.

O deputado apresentou ainda requerimento solicitando a convocação de uma Sessão Solene em Homenagem aos Profissionais da Área da Saúde que estão trabalhando incansavelmente no combate ao COVID-19 no Estado do Acre. A data sugerida para a realização da solenidade foi 07 de dezembro de 2020. 

Jenilson Leite parabenizou ainda o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior, pela passagem do seu aniversário.

Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Facebook