Jenilson Leite enaltece trabalho dos profissionais da saúde na redução das mortes por Covid-19 no Acre

Em pronunciamento na sessão on-line desta terça-feira (14), o deputado Jenilson Leite (PSB) disse que a atuação dos profissionais em saúde que estão na linha de frente da pandemia precisa ser reconhecida.

O parlamentar destacou o novo levantamento que vem sendo repercutido pela imprensa nacional que trata a situação da epidemia de coronavírus no Brasil. Com dados repassados pelas secretarias estaduais de Saúde, o estudo mais recente mostrou que somente o Acre e mais 4 estados brasileiros apresentam tendência de queda no número de mortes provocadas pela Covid-19.

Para ele, a queda no número de óbitos também é resultado do trabalho executado pelos profissionais em saúde dentro dos hospitais do Estado. “Estou já há alguns dias dando plantão na UTI Covid e tenho visto muitos colegas trabalharem diuturnamente, às vezes, passarem 12 horas sem tirar a máscara. Muitos deles já adoeceram, foram internados, alguns até morreram desde que tudo isso começou. Um trabalho árduo, exaustivo, que precisa ser reconhecido”, disse.

O oposicionista destacou ainda a importância de se tratar a doença logo após a aparição dos primeiros sintomas. “Hoje, os hospitais estão mais desafogados. Isso porque conhecemos mais sobre a Covid-19. É na caminhada diária, que se aprende a caminhar com essa pandemia. Assim, hoje se vê que os recursos que saíram do Ministério da Saúde poderiam ter sido mais fracionados entre governo e prefeituras”, analisou.

Jenilson Leite finalizou dizendo que, nesse contexto, a estratégia de saúde da família, a atenção básica pode ajudar a evitar o agravamento da doença. “Tudo isso ainda é muito desafiador, mas o importante é que a vacina já está no forno e provavelmente estará pronta para a população em 2021. Até lá, muitas coisas podem ser feitas para combatermos o contágio”, concluiu.

Texto: Mircléia Magalhães
Revisão: Suzame Freitas