“Onde estão os testes? Onde estão os medicamentos para combater esse vírus?” Questiona deputado Roberto Duarte

“Onde estão os testes? Onde estão os medicamentos para combater esse vírus?” Questiona deputado Roberto Duarte

Durante sessão virtual desta quarta-feira (24), o deputado Roberto Duarte (MDB) falou sobre os dados que constam no site do Ministério da Saúde, em relação ao envio de insumos para o combate à Covid-19 no Estado. O parlamentar disse que apesar de constar lá que mais de 94 mil testes já foram enviados para o Acre, grande parte das pessoas não conseguem realizar a testagem nos hospitais.

“Recebi um boletim com os dados daqui. Nele consta que houve mais 27 mil notificações, destas, mais de 15 mil foram descartadas e pouco mais de 11 mil confirmadas. O que não consigo entender são os dados que vejo no portal transparência do Ministério da Saúde referentes aos insumos para enfrentamento da Covid-19. Lá consta que foram encaminhados mais 69 mil testes para o Acre, além de mais de 25 mil testes rápidos”, pontuou.

Duarte seguiu relatando que todos os dias recebe mensagens de pessoas que afirmam estar com sintomas da doença e, ao buscarem os hospitais para fazer o exame, têm sua solicitação negada sob a desculpa de que só estão realizando a testagem em pacientes que apresentarem quase todos os sintomas do coronavírus. Ele afirma que isso tem contribuído para o agravamento de muitos infectados.

“Se a pessoa possui apenas dois sintomas a mandam de volta para casa. Precisamos saber quantos testes o governo comprou, quantos cada um dos municípios adquiriu. Qual a quantidade de medicamentos foi adquirida. Vejo todo mundo falar “vamos salvar vidas”, mas o que nós efetivamente estamos fazendo? Onde estão os testes? Onde estão os medicamentos para combater esse vírus? As pessoas estão indo aos postos de saúde com receita e não recebem a medicação, pois alegam estar em falta. Não vou aceitar a desculpa de que é falta de dinheiro. É incompetência. Estamos lidando com vidas e não com números”, asseverou.

Texto: Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Facebook