Deputado Edvaldo Magalhães diz que autoridades não devem se acostumar ao número de óbitos por coronavírus

Deputado Edvaldo Magalhães diz que autoridades não devem se acostumar ao número de óbitos por coronavírus

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) fez uma reflexão acerca dos primeiros casos confirmados da Covid-19 no Estado, e dos números atuais de óbitos. Em discurso durante sessão virtual desta quarta-feira (24), o parlamentar lamentou os óbitos decorrentes da doença e disse que esses números não podem se tornar costumeiros.

“Três meses atrás estávamos recebendo a confirmação dos três primeiros casos de infectados pela Covid-19 no Estado. Durante esse tempo, nós aprovamos o decreto de calamidade pública, iniciamos o isolamento social, suspendemos as sessões presenciais. De lá pra cá, os números só avançaram, tanto, a ponto de muitas pessoas que antes se assustavam com sete assassinatos em um dia, não se espantarem com 16 óbitos decorrentes do coronavírus”, relatou.

O parlamentar ressaltou que dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) apontavam um total de 321 mortes ocasionadas por Covid-19 num período de menos de 100 dias. Falou sobre a importância de que as pessoas não se acostumem a esses números e convidou os parlamentares a refletirem sobre uma cena onde 321 caixões estariam simultaneamente em frente ao Palácio Rio Branco, para que assim todos tivessem a dimensão da quantidade enorme de vidas que já foram perdidas.

“Vamos imaginar que agora pela manhã estivéssemos no prédio da Aleac, fôssemos até a sacada e levantássemos nosso olhar para as escadarias do Palácio Rio Branco e lá estivessem 321 caixões para um velório coletivo. Não podemos de forma nenhuma nos acostumar com os números, achar que a estatística é normal, pois assim deixamos de dar importância para a grave crise sanitária que estamos vivendo. Vamos tratar as questões com esse sentimento da perda cotidiana que estamos tendo”, pediu.

Texto: Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Facebook