Daniel Zen destaca importância da testagem em massa “Se não houver testagem, nada do que está escrito no Diário Oficial irá valer”

Daniel Zen destaca importância da testagem em massa “Se não houver testagem, nada do que está escrito no Diário Oficial irá valer”

Em pronunciamento na sessão on-line desta terça-feira (23), o deputado Daniel Zen (PT) lembrou o pronunciamento feito por ele na última quarta-feira (17), referente às projeções matemáticas que indicavam que o Acre chegaria a 10 mil infectados e mais de 300 mortes pela Covid-19. O parlamentar falou sobre as medidas adotadas pelo governo do Estado para conter a pandemia, e observou também que não houve acréscimos nos leitos de UTI.

“Quero aqui remeter a uma fala da semana passada, quando soube do anúncio que iria ser reeditado um decreto. Eu disse naquela ocasião que no domingo 21 o Acre chegaria a 10 mil casos e, infelizmente, a mais de 300 mortes. Não quero ser o profeta do caos, de forma alguma. Porém, essa fala não foi um chute e nem um achismo, mas baseada nas projeções matemáticas e nos gráficos que a minha equipe parlamentar tem feito e atualizado desde o início da pandemia. Não há nenhum acréscimo de leito de UTI. A quantidade é a mesma quando deixamos o nosso governo”, observou.

O parlamentar destacou o decreto governamental publicado ontem, estabelecendo uma série de medidas de enfrentamento à Covid-19. Disse ainda que o decreto o deixou mais “aliviado”. “Fiquei um pouco mais aliviado porque agora temos um plano de reabertura, um decreto. Mas essa abertura não pode ser feita de forma aleatória, tem que partir de uma base científica. E essa base científica tem que ser alimentada através de dados que correspondem à realidade. A verdade é que se não tiver testagem, nada do que está escrito no Diário Oficial irá valer. Não basta simplesmente decretar medidas, tem que fiscalizar o cumprimento delas”, disse.

Para concluir, Daniel Zen voltou a defender a instalação de uma comissão especial da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para ajudar as autoridades sanitárias no enfrentamento à pandemia. “Volto a pedir a aprovação do projeto de resolução de minha autoria que garante a instalação dessa comissão especial. Dessa forma, poderemos ajudar o governo do Estado, colaborar, tornar os dados e informações da pandemia cada vez mais transparentes e precisos para a população”, concluiu.

Texto: Mircléia Magalhães
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Facebook