Corpo de Bombeiros do Acre é homenageado com sessão solene na Aleac

hombomb030714

Mesa de honra: coronel Antônio Carlos: coronel José Alberto Flores (comandante); secretário de Segurança, Reni Graebner; deputado Elson Santiago (presidente da Aleac), deputado Helder Paiva e tenente-coronel George Santos.

A Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira, 3, uma sessão solene em homenagem ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre em alusão ao Dia do Bombeiro, celebrado no dia 2 de julho. A sessão foi aberta pelo presidente da Aleac, Elson Santiago (PEN), autor do requerimento que solicitou a realização do evento. Ele convidou para compor a mesa de honra o secretário de Segurança, Ildor Reni Graebner; o coordenador da Defesa Civil do Estado do Acre, coronel Antônio Carlos Marques; o tenente-coronel George Santos, coordenador de Defesa Civil Municipal de Rio Branco; e o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Acre, José Alberto Flores.

sesolbom030714Dando continuidade à solenidade o presidente convidou para o centro do plenário o coral do Poder Legislativo, composto por diversos servidores. Na ocasião eles cantaram o hino acreano sob a coordenação da cantora Yvana Pacífico e a regência de Lidson Martins.

Em pronunciamento, o presidente Elson Santiago disse que a profissão do bombeiro deveria ser mais valorizada, pois os soldados colocam suas vidas em perigo para salvar a vida de outras pessoas.

“Não poderia deixar de homenagear esses profissionais que são verdadeiros heróis, preparados para fazer resgates de pessoas que correm risco de perder a vida, além de socorrer animais em situações difíceis, agir em afogamentos, desaparecimentos e muitos outros. A verdade é que sempre que são acionados esses profissionais não medem esforços para garantir a segurança das pessoas”, disse.

Representando o governador Tião Viana (PT), o secretário de Segurança, Ildor Reni Graebner, ressaltou os investimentos feitos pelo Governo do Acre no Corpo de Bombeiros. Segundo ele, foram mais de R$ 13 milhões em equipamentos para a categoria. “Recentemente, o Governo do Estado investiu R$ 13 milhões em equipamentos para o Corpo de Bombeiros do Acre. São 10 caminhões de combate a incêndios, além de outros de proteção individual, logística, tanques reboques com motobombas e kits de combate a incêndios florestais distribuídos em todas as regionais, tudo isso para facilitar e fortalecer a atuação desses profissionais no Estado”, afirmou.

Para o secretário de Segurança os militares do Corpo de Bombeiros são motivos de orgulho para Governo do Acre. “Eles têm força e garra de sobra e são motivo de orgulho para nós. Sabemos que podemos contar com esses profissionais em qualquer momento, não importa a missão, a cheia do rio Madeira é um exemplo disso. Não tenho dúvida da gratidão do Governo do Estado para com o Corpo de Bombeiros, principalmente depois da cheia do Madeira, em que muitos desses profissionais agiram de maneira heroica”, ressaltou.

“Estamos a serviço da nossa população”, destaca coordenador da Defesa Civil estadual

O coordenador da Defesa Civil do Estado do Acre, coronel Antônio Carlos Marques, relatou as ações que a categoria desenvolveu nos últimos anos na capital e no interior do Estado. Ele elogiou os profissionais que compõem o quadro do Corpo de Bombeiros afirmando que os soldados são exemplos de garra e competência.

“Nos últimos anos atuamos em ações importantes e neste caso não temos como deixar de citar a cheia do Madeira. O efetivo do Corpo de Bombeiros na capital acreana conta com o trabalho de mais de 500 homens que se esforçam todos os dias para garantir o bem-estar da população acreana. Nossa tropa no interior do Estado também é bastante eficiente o que nos deixa bastante orgulhosos”, enfatizou.

Comandante Flores destaca apoio do Governo do Acre

O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Acre, José Alberto Flores, disse que a categoria deve está capacitada sempre para atender as necessidades, anseios e as expectativas de segurança da população. “Devemos estar treinados e capacitados sempre, pois somos por característica uma Instituição aquartelada, e que saímos para o socorro ao tocar de uma sirene sem saber o que nos espera, e por vezes somos maus compreendidos, mas com certeza aqueles que recebem nossos atendimentos sabem o valor e a dedicação de um bombeiro”, destacou.

Flores destacou o apoio do Governo do Estado para a formação, capacitação e especialização profissional dos soldados. “O Corpo de Bombeiros, nos últimos anos, com o apoio do Governo do Acre tem investido na formação, capacitação e especialização profissional, na motivação e valorização dos integrantes da instituição, firmando parcerias com entidades e desenvolvendo vários programas e ações afirmativas de em nosso Estado”, ressaltou.

Ele disse ainda que a corporação procura sempre se empenhar na priorização e satisfação das necessidades da sociedade acreana. “Procuramos todos os dias transmitir a sensação de segurança para as pessoas, prezando pela legalidade, competência, flexibilidade e humanismo. Conclamamos todos os nossos bombeiros militares a cooperar e se comprometer com uma instituição eficaz, agindo com objetividade, já que como diz a nossa canção: Nossos peitos são férrea muralha”, com certeza gerencial do Governo do Estado, “Servir de todo coração”, concluiu.

Coordenador afirma que Corpo de Bombeiros do Acre trabalha voltado para prevenção e respostas

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel George Santos, destacou a forma como o Corpo de Bombeiros do Acre trabalha. “Se não tivéssemos ações de serviço técnicas as respostas talvez não fossem tão positivas. Nosso trabalho está ligado à prevenção e à resposta, são esses dois eixos que procuramos atender todos os dias. Dessa forma sempre estaremos prontos para agir em qualquer situação, em qualquer emergência”, garantiu.

Participaram também da solenidade os deputados estaduais Edvaldo Souza (PSDC), Eduardo Farias (PCdoB), Chagas Romão (PMDB), Astério Moreira (PEN), Major Rocha (PSDB) e Éber Machado (PSDC).

O que eles disseram:

Eduardo Farias: “Em nome do PC do B quero parabenizar o Corpo de Bombeiros do Acre e externar aqui o nosso respeito ao trabalho desses homens e mulheres que compõem essa corporação. A esses soldados que em todas as dificuldades que enfrentam estão prontos para agir, minha eterna gratidão”.

Astério Moreira (PEN)
“Não fiquei surpreso em saber que foi D. Pedro II, no dia 2 de julho de 1856, que criou o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, baixando as normas pioneiras dos Serviços de Extinção de Incêndio no Brasil. Aqui no Acre tivemos mais uma vez a atuação magnífica dos bombeiros durante a enchente do rio Madeira, quando esses homens demonstraram bastante garra e competência e somos muito gratos por isso”.

Edvaldo Souza (PSDC)
“Bombeiro é um das profissões mais lindas que existe, quando você pergunta a uma criança o que ela quer ser quando crescer ela prontamente responde: bombeiro. A profissão que tem como objetivo principal salvar vidas merece sem dúvidas nosso respeito, parabéns a todos os bombeiros”.

Major Rocha (PSDB)
“Uma profissão que defende a vida e o patrimônio dos outros merece, sim, todo o meu respeito. Acho muito justa essa homenagem que o Poder Legislativo está prestando a essa categoria composta de soldados que arriscam sua saúde e integridade física para salvar a vida do próximo”.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Facebook