Deputado Daniel Zen destaca ações para conter avanço de coronavírus no Acre

Deputado Daniel Zen destaca ações para conter avanço de coronavírus no Acre

O líder do PT na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen, falou durante sessão desta terça-feira (17) sobre o Covid-19 (coronavírus). A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou, há pouco mais de uma semana, situação de pandemia devido a doença.

“Quero referendar as palavras dos que me antecederam a respeito do coronavírus, sobre a gravidade desse momento. Não podemos criar pânico na população, mas também não podemos ser irresponsáveis em dizer que é fantasia e exagero. Você não vê pandemia de dengue, mas epidemia em áreas específicas. Porém, o Covid-19 não é assim, a forma de transmissão é fácil, por isso precisamos tomar medidas urgentes para frear o vírus”, ajuizou.

O parlamentar relatou a conversa que teve com amigos que são médicos infectologistas, quando ficou sabendo informações mais precisas a respeito do tratamento e prevenção ao Covid-19. Ele destacou que os profissionais foram unânimes em dizer que a proliferação da doença é rápida e que a quarentena voluntária é necessária.

“Todos os profissionais que conversei foram unânimes em dizer que o vírus já está aqui e que as confirmações são uma questão de tempo. A progressão da infestação é geométrica e rápida. A única maneira de evitar o alastramento em massa é impedindo o contato, cortando a cadeia de transmissão e adotando medidas sanitárias”, indicou.

Daniel Zen finalizou seu discurso pontuando que a decisão tomada pela reitoria da Universidade Federal do Acre (UFAC), em suspender as aulas até que a pandemia seja controlada foi assertiva, assim como também de todas as outras instituições de ensino que fizeram o mesmo. Ele também disse que as medidas adotadas pelo governo do Estado são insuficientes.

“As medidas anunciadas pelo governo são insuficientes, parece que o pessoal está com medo de causar medo. A UFAC acertou ontem ao suspender as aulas, todas as outras instituições também. Acho que temos que levar a sério todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde. Já era hora de o governo estar instalando respiradores extras, pensando em um hospital de campanha, e caso aconteça o pior estarmos preparados”, concluiu.

Texto: Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: João Simão
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Facebook