Aleac realiza última sessão solene do ano com homenagens

Aleac realiza última sessão solene do ano com homenagens


A manhã desta sexta-feira (13) foi voltada para a realização de homenagens durante a sessão solene que aconteceu na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Na oportunidade, o presidente da Casa, deputado Nicolau Júnior (PP) foi condecorado com o título de Cidadão Benemérito. Também foram entregues Títulos de Cidadão Acreano, Moções de Aplausos e uma Homenagem Póstuma que acresce o nome do músico cruzeirense Alberto Lôro ao Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul.

O título de Cidadão Benemérito, concedido ao presidente Nicolau Júnior, que estava no ato como governador em exercício, é um dos mais importantes honoríficos no âmbito legislativo. Para receber tal honraria, o cidadão deve ter prestado relevantes serviços ao Estado ou ser personagem vivo da história; contribuir na cultura, ciência, artes ou literatura; ter feito ações de valor social e estar em dia com os direitos políticos e civis.

Emocionado, Nicolau Júnior disse que o sentimento é de gratidão. O Título de Cidadão Benemérito concedido a ele foi um pedido apresentado pelo líder do governo na Aleac, deputado Gehlen Diniz (PP). “Me sinto honrado demais com esta homenagem. É uma grande alegria vivenciar esse momento, com meus familiares e amigos. Como deputado estadual, me comprometo em continuar trabalhando pelo bem-estar do povo acreano e pelo desenvolvimento do Estado”, enfatizou o presidente.

Ao fazer a abertura da solenidade, o presidente em exercício do Poder Legislativo, deputado Jenilson Leite (PSB) destacou a importância da sessão para homenagear pessoas que nasceram em outros estados e países, mas que escolheram viver no Acre e que estão colaborando para o desenvolvimento do Estado.

“Estamos encerrando hoje nosso ano legislativo, um ano onde tivemos aqui, neste plenário, muitos debates políticos acalorados. Somos uma Casa de debates, sempre na busca do consenso, uma casa legislativa que acolheu neste ano que se finda os diversos setores da comunidade, recebendo reivindicações. Por isso, nada mais justo do que homenagear aqueles que ajudam e colaboram com o desenvolvimento do nosso Estado, estamos muito honrados em tê-los nesta casa”, declarou.

A Moção de Aplausos é concedida a pessoas e entidades que desenvolvem ou desenvolveram serviços relevantes à toda comunidade de determinado local. O Título de Cidadão trata-se de uma honraria que uma pessoa de importância recebe de alguma localidade. O cidadão agraciado passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal, no caso específico, um acreano.

O Conservatório Musical do Vale do Juruá, que veio especialmente à capital acreana a pedido do presidente Nicolau Júnior para se apresentar na Aleac, é um projeto social idealizado pelo 61º BIS e Ministério Público do Estado do Acre, em parceria com o Poder Judiciário e a Sociedade Eunice Weaver (Educandário). Ele atende atualmente 420 crianças de escolas da rede pública de ensino e está sob a coordenação pedagógica dos músicos do 61º BIS, com aulas de teoria musical, violão, violino, teclado e outros instrumentos.

Ainda durante a solenidade, o músico cruzeirense Alberto Lôro, que faleceu em novembro após lutar contra o câncer, também foi homenageado. O artista ficou famoso por retratar em suas composições as belezas naturais da Amazônia e, em especial, do Vale do Juruá. Em uma de suas canções, o trecho diz: “Vocês precisam ouvir a voz que vem de lá. Vocês precisam ver a beleza do Juruá”.

A partir de agora, o Teatro dos Náuas de Cruzeiro do Sul terá o nome do músico. O projeto de lei que propôs a homenagem, de autoria do deputado Edvaldo Magalhães (PSB), foi sancionado nesta sexta-feira (13) pelo governador em exercício do Estado, deputado Nicolau Júnior, que também é filho do Juruá. Com isso, o teatro passará a ser chamado Teatro Náuas Alberto Lôro.

Para o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), autor da proposta, a homenagem é justa e merecida. “Estou muito feliz com a sanção desse projeto. Agradeço demais ao governador em exercício, deputado Nicolau Júnior, por ter compreendido a importância dessa homenagem. Lôro ressignificou a história de Cruzeiro do Sul e do Vale do Juruá, traduzindo, através de notas e versos, as nossas belezas, singularidades e o sentimento de pertencimento que só quem nasceu e viveu lá entende. Seu talento, sua amizade, seu jeito simples de levar a vida, ficarão para sempre em nossas memórias”, disse o parlamentar.

Nicolau Júnior, que participou do ato como governador, em exercício, sancionou a Lei n° 193/2019, que acresce o nome do músico Alberto Lôro (in memoriam) ao Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul. Ele também agradeceu pelo Título de Cidadão Benemérito. “Esse é um momento de muita felicidade, a juventude de Cruzeiro aprendeu a cantar com o Lôro. É uma justa homenagem a um grande músico do Juruá. Parabenizo todos os demais homenageados, pois são pessoas que de fato contribuem com nosso Estado. Agradeço a Deus por essa oportunidade, me sinto honrado com a homenagem recebida. Desejo a todos, boas festas e que o próximo ano seja repleto de boas realizações a todos”, concluiu.

Texto: Andressa Oliveira e Mircléia
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Facebook