Deputado Jenilson Leite faz alerta sobre possível privatização do sistema de saneamento no país.

Deputado Jenilson Leite faz alerta sobre possível privatização do sistema de saneamento no país.


O deputado Jenilson Leite (PSB) falou durante sessão desta quarta-feira (23) sobre o projeto que está em pauta no Congresso Nacional acerca da privatização do sistema de saneamento público do país. O parlamentar apresentou um requerimento solicitando a realização de um seminário onde será debatido o tema, caso a privatização da água avance.

O projeto de lei substitutivo nº 3.261/2019 que altera a Lei nº 11.445/2007 que versa sobre o tema, está previsto para ser votado ainda este ano. O PL abre espaço para que o sistema de saneamento deixe de ser um serviço administrado pelos governos e prefeituras e passe a ser gerenciado por empresas particulares.

“Essa privatização representará uma conta a mais e muito cara para o bolso daqueles que estão tendo dificuldade para adquirir até mesmo o alimento. Proponho que façamos um seminário nesta Casa com senadores, deputados federais e representantes dos movimentos sociais para que eles se posicionem sobre esse absurdo,” sugeriu.

Jenilson Leite citou, como exemplo, a privatização da Eletroacre que foi adquirida pela Energisa, empresa que, de acordo com ele, vendeu uma boa proposta quando chegou ao Acre, mas frustrou os acreanos devido às altas taxas e serviço de má qualidade.

“Não dá para oferecermos mais um voto de confiança para aqueles que agora querem se apropriar do sistema de saneamento do nosso país, do nosso estado. O caso é grave e não podemos ficar de braços cruzados”, finalizou.

Texto: Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Facebook