Antônio Pedro destaca ações do Programa Saúde Itinerante em Xapuri

O deputado Antônio Pedro (DEM) agradeceu na sessão desta terça-feira (17) ao governo do Estado por ter levado, através da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), as ações do Programa Saúde Itinerante ao município de Xapuri. A ação que ocorreu na escola estadual Divina Providência em parceria com a prefeitura e secretaria de Saúde do município foi realizada nos dias 13 e 14 de setembro.

Segundo o parlamentar, mais de 1.000 atendimentos foram realizados. “Durante o mutirão foram realizadas 566 consultas, sendo 230 atendimentos em clínica geral, 106 em pediatria, 100 em ortopedia e 88 em ginecologia/obstetrícia. Além disso, foram feitos 302 exames de apoio e diagnóstico, sendo 54 preventivos do câncer do colo do útero (PCCU), 93 ultrassonografias, 55 raios-X, 27 ecocardiogramas, 51 eletrocardiogramas e 22 endoscopias digestivas altas realizados no Hospital Epaminondas Jácome”, enfatizou.

Ainda de acordo com o democrata, durante os atendimentos, 20 pacientes que necessitavam do exame de ressonância já saíram com o agendamento regulado para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into/Acre).

“A ação contou com uma equipe multidisciplinar composta por 22 profissionais, incluindo os de apoio. Os pacientes foram atendidos na integralidade, passaram pelo ortopedista e também saíram com o agendamento do exame para o Into com data e hora, então foi muito importante. Gostaria de agradecer a equipe de saúde e ao nosso governo que proporcionou esse atendimento in loco. Ao todo, foram realizados 188 exames laboratoriais, 35 atendimentos de serviço social, 298 dispensações de medicamentos”, destacou.

Texto: Mircléia Magalhães
Revisão: Suzame Freitas