Profissionais de Educação Física são homenageados na Aleac

Profissionais de Educação Física são homenageados na Aleac


A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), realizou na manhã desta quinta-feira (12), uma sessão solene em homenagem aos profissionais de Educação Física, cuja data comemorativa é 1º de setembro. A celebração ocorre nesta data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9.696, em 1º de setembro de 1998, que regulamentou a profissão de educador físico e criou o Conselho Federal e os Regionais da categoria. A solenidade foi proposta pelo deputado José Bestene (PP).

img_6872

O presidente do Poder Legislativo, em exercício, deputado Antônio Pedro (DEM), deu início à sessão ressaltando a importância dos profissionais de Educação Física para a sociedade. “É uma honra tê-los aqui. Vocês desempenham um trabalho incrível e que precisa ser reconhecido e valorizado. A sociedade está criando cada vez mais consciência da importância da atividade física regular para uma melhor qualidade de vida. É fundamental a presença do educador físico para que os resultados obtidos com a atividade física sejam os melhores possíveis”, disse.

O autor do requerimento que solicitou a solenidade, deputado José Bestene, disse que o papel relevante desempenhado pelos educadores físicos no Estado precisa ser mais valorizado. “Tive a honra de propor essa homenagem porque eu sei da importância desses profissionais para a sociedade. O trabalho que essas pessoas realizam no Estado é fundamental para todos nós”, frisou.

img_6935

O progressista também falou sobre os casos de sedentarismo e obesidade mórbida. “Isso é preocupante demais. Esses casos têm aumentado mesmo com a atuação e esforço do profissional de educação física. São esses profissionais que elevam a autoestima e o bem-estar das pessoas. Essa classe sempre atua dando o seu melhor, seja com as crianças nas aulas de educação física escolar, adolescentes, adultos nas academias ou com os idosos em atividades de prevenção, portanto, merecem todo o reconhecimento possível”, afirmou.

O presidente do Conselho Regional de Educação Física do Acre, Francisco Castro Nunes, agradeceu ao deputado José Bestene pela homenagem. Também falou da importância da regulamentação da profissão. “Esta homenagem demonstra o carinho que esta casa tem pela nossa categoria. E se hoje nós estamos vivendo este momento é graças a regulamentação da nossa profissão, que após ser regulamentada cresce em todos os aspectos. O número de faculdades, a produção gráfica e científica na área, aumenta consideravelmente, passamos a ter uma melhor visibilidade na sociedade”, enfatizou.

Afrânio Moura, diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Rio Branco, comemorou o aumento do número de pessoas que atualmente praticam atividades físicas. Ele também agradeceu ao deputado José Bestene e demais parlamentares pela homenagem.

“Aos profissionais de educação física, grupos de corrida e entusiastas, meus parabéns. Agradecemos à Aleac, na pessoa do deputado José Bestene por esta iniciativa. Os discursos traduzem a realidade em que vivemos, a promoção da saúde física e mental é o grande resultado dos grupos de corrida que se formaram. Podemos ver que hoje o número de pessoas que praticam atividades físicas é bem maior se comparado ao de anos atrás, e isso é muito bom”, ressaltou.

img_6959

João Jácome, presidente da Federação de Atletismo, destacou o aumento do índice de obesidade na região norte. “Recentemente saiu uma pesquisa que apontou que o Acre lidera o ranking de obesidade na região norte, um dado preocupante que temos e de grande responsabilidade para nós educadores físicos. Outra coisa que eu não posso deixar de falar é sobre a nossa carga horária dentro das escolas, nós precisamos ser mais valorizados dentro da equipe escolar. A nossa atuação precisa ganhar mais força, nós temos que olhar para o futuro, o bem-estar do povo do Acre precisa ser garantido”, complementou.

O representante do Departamento de Educação e Esporte, educador físico, Kenedy, frisou que o esporte está mais presente na vida das pessoas. “Tenho muito orgulho de ser um profissional de educação física porque é o esporte que vai nortear o comportamento da sociedade futuramente. Nós ensinamos nas escolas aquilo que vai gerar frutos na fase adulta e na terceira idade, esse é o nosso papel. Nessa caminhada, nós já obtivemos grandes avanços. Hoje, o esporte está cada vez mais presente na vida das pessoas e isso nos deixa imensamente felizes”, enfatizou.

Representando os profissionais de Educação Física, Paulo Germano falou sobre a importância desse tipo de profissional nas escolas. Destacou também os benefícios da prática da corrida. “Só tenho a agradecer aos amigos do grupo de corrida Bolt. Temos muitos exemplos de pessoas que recuperaram a autoestima, que conseguiram vencer a depressão, romper obstáculos. Isso prova nossa força. O educador físico trabalha nas escolas ensinando isso para as crianças, ajudando a evitar que jovens se rendam ao mundo das drogas. Agradeço ao deputado Bestene por esta homenagem”, disse.

Ao final da solenidade, alguns profissionais de educação física foram homenageados no centro do plenário com a entrega do Certificado de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao Estado.

Os que os deputados disseram:

Chico Viga (PHS)

“Falar do profissional de educação física é falar da dignidade de servir, de proporcionar bem-estar, de devolver a autoestima das pessoas. Um ofício que acompanha crianças em idade escolar, atletas profissionais, pacientes que buscam a recuperação de movimentos, portadores de deficiência física e idosos que necessitam de cuidados. A educação física nos deixa importantes legados, pois a máquina corpo foi feita para o movimento. Recebam meu abraço, reconhecimento e gratidão pelo trabalho de vocês”.

Jenilson Leite (PSB)

“Esse é um momento de homenagem a quem representa algo importante para o nosso Estado, e o profissional de educação física tem esse valor para todos nós. Muitas pessoas encontram no esporte uma saída para recuperarem a autoestima e a saúde. Sou médico e sei que a população hoje enfrenta muitos problemas devido ao acúmulo de gordura no sangue e no fígado, e a educação física contribui para a promoção da saúde, inclusive, evitando esse tipo de doença”.

Wagner Felipe (PL)

“Parabenizo todos os profissionais de educação física por este dia. A bíblia nos dá muitos exemplos sobre comprometimento, num deles o apóstolo Paulo aconselha um jovem cristão chamado Timóteo, dizendo a ele que assim como um atleta luta para ser coroado, ele deveria lutar para evangelizar. O empenho do educador físico é de extrema importância. O esporte salva  vidas. Parabéns”.

Neném Almeida (SD)

Quero parabenizar o deputado Bestene por solicitar essa justa homenagem. Sou muito grato a esses profissionais pelo trabalho que eles realizam no Estado, eu sempre faço questão de frisar que foi o esporte que me salvou, foi a minha paixão pelo vôlei que mudou a minha vida. Eu tinha tudo para ingressar no mundo da criminalidade, mas graças ao esporte eu segui pelo caminho certo. E vocês profissionais de educação física são muito importantes para nós, para a sociedade. Merecem ser valorizados de fato”.

Roberto Duarte (MDB)

“Vocês são muito importantes para a saúde preventiva da população, isso deve ser destacado. Precisamos de uma saúde preventiva, porque quanto mais a gente buscar fazer atividade física menos iremos recorrer aos hospitais. No mais, parabenizo todos vocês profissionais de educação física pelo importante papel que desempenham no Estado. Parabéns”.

Texto: Mircléia Magalhães / Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Facebook