Secretária de Saúde é sabatinada por deputados na Aleac

Secretária de Saúde é sabatinada por deputados na Aleac

Secretária de Saúde é sabatinada por deputados na Aleac

Membros da Comissão de Saúde da Aleac, que é presidida pelo deputado José Bestene (PP) receberam a secretária Estadual de Saúde, Mônica Feres, para que ela relatasse a forma que pretende administrar a pasta que representa no Estado. Durante o encontro, os deputados fizeram perguntas à gestora acerca de problemas enfrentados no setor.

O autor do requerimento que solicitou a reunião com a secretária, deputado Jenilson Leite (PCdoB), expôs seus questionamentos acerca da metodologia de administração da Saúde no Estado. Dentre as indagações apresentadas, ele quis saber sobre o que será feito para resolver o déficit de medicamentos nos hospitais, a falta de recursos humanos nas unidades hospitalares e também quais os planos da secretária em relação aos servidores do Pró-Saúde.

“Primeiramente quero agradecer à secretária por atender ao nosso convite e vir aqui nos informar quais procedimentos ela e sua equipe pretendem realizar para resolver os problemas na área da Saúde. Sabemos que esse é um setor que sempre vai apresentar muitas demandas e que nem sempre é possível fazer tudo, mas por outro lado, o povo acreano precisa e merece um atendimento de qualidade”, disse.

reuniao-com-sec-de-saude-090719h

Mônica Feres informou que seu primeiro mês a frente da Secretaria de Saúde do Estado foi voltado para o levantamento de dados, verificando as falhas e estratégias que devem ser tomadas. Ao responder aos questionamentos apresentados pelo deputado Jenilson Leite, ela informou que a respeito da falta de medicamentos, sua equipe, junto ao governo, tem buscado agilizar o processo de licitação para compras.

No que diz respeito aos recursos humanos nos hospitais, a secretária relatou que há muita mão de obra e bons profissionais, no entanto, esse pessoal está mal distribuído. Para resolver esse problema ela criou três comissões, uma delas específica para rever as escalas de plantões de médicos especialistas.

Em relação aos servidores do Pró-Saúde, Mônica Feres disse que a princípio existe um campo a ser explorado onde esses trabalhadores podem atuar, que seria no Hospital das Clínicas do Estado. Ela alega que a unidade fica praticamente vazia após as 17 horas e que a mão de obra pode ser aproveitada no local. No que diz respeito a demissão deles, a secretária disse que, constitucionalmente, é impossível transformá-los em servidores públicos efetivos, mas que também não pode simplesmente demiti-los, como orientou o Ministério Público.

“Passamos esse mês fazendo levantamento de dados, diagnosticando os problemas que se arrastavam há 20 anos, mas não vamos nos apegar a isso e ficar olhando para trás. Precisamos fazer o sistema funcionar de ponta a ponta, e para que isso ocorra há muito trabalho a ser feito. Médicos especialistas estão sendo devidamente escalados para acabarmos com a ausência desses profissionais nos hospitais. Estamos também agilizando o processo de compra de medicamentos. Leva um tempo para colocarmos as coisas em ordem, mas aos poucos nós conseguiremos”, disse.

O presidente da Comissão, deputado José Bestene, finalizou a reunião agradecendo aos representantes do Conselho Estadual de Saúde, dos sindicatos do setor e também da secretária. Destacou ainda que a Saúde é uma área complexa e que sempre vai apresentar algum problema, mas que o atual governo tem trabalhado para solucionar o máximo de demandas possível.

“Essa nova gestão tem tudo para dar certo, e se Deus quiser vai dar. Agradeço a presença de todos, inclusive, da secretária, que se dispôs a vir aqui responder todos os questionamentos. Eu entendo que o sistema de Saúde é complexo, e que não será em poucos dias que conseguiremos resolver os problemas, mas o governador e sua equipe têm se dedicado a oferecer o melhor a todos os acreanos. Esse é o nosso objetivo”, finalizou.

Texto: Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Facebook