Antonia Sales destaca ações que irão regularizar abastecimento de combustível em cidades do Juruá

Na sessão desta quarta-feira (3) a deputada Antônia Sales (MDB) destacou a reunião realizada em Brasília com a deputada federal Jéssica Sales (MDB), o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquiviário (ANTAQ), o senador Sérgio Petecão (PSD), e o deputado Jesus Sérgio (PDT), que tratou da situação de desabastecimento de combustível na região do Juruá, nos municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Segundo a parlamentar, ficou acordado no encontro que a partir desta quarta-feira (3) a ANTAQ vai promover uma força tarefa com todos os envolvidos (Marinha, ANP, Petrobrás e empresas distribuidoras) para restabelecer de imediato o abastecimento de combustíveis e derivados nos municípios do Juruá.

A emedebista ressaltou que, desde a explosão de uma embarcação no rio Juruá em Cruzeiro do Sul no último dia (7) de junho que provocou a morte de cinco pessoas, o transporte de combustível pelo rio Juruá foi suspenso. Ainda de acordo com a deputada, a medida tomada pela ANTAQ fez com que os prefeitos de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo decretassem situação de emergência devido à falta de combustível.

“Eu não tiro a razão da ANTAQ de suspender o transporte de combustível naquele momento, mas acontece que a medida trouxe prejuízos graves às cidades mais isoladas como Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. A boa notícia é que durante reunião realizada em Brasília, a nossa bancada federal conseguiu resolver essa situação. A partir de agora, a ANTAQ, juntamente com outros órgãos, irá fiscalizar o transporte de combustível naquela região. Todas as medidas serão devidamente tomadas para evitar que outra tragédia como a que aconteceu em Cruzeiro do Sul se repita. Uma boa notícia para o povo do Juruá”, enfatizou.

A parlamentar falou ainda da importância da Emenda Modificativa de sua autoria que solicita aumento emergencial do percentual de repasse feito à Defensoria Pública do Estado. “Apresentei uma emenda à LDO solicitando o aumento do repasse orçamentário para a Defensoria Pública do Estado. Esse aumento possibilitará o chamamento de 16 novos defensores que passaram no concurso e ainda não foram convocados. Com o aumento, o Estado ganharia novos defensores que poderiam atuar no interior”, justificou.

Antonia Sales finalizou seu discurso se colocando à disposição da secretária de Saúde do Acre (Sesacre), Mônica Feres. “Pedi uma audiência com a secretária de Saúde e ainda não consegui. Eu não quero pedir nada a ela, apenas quero me colocar à sua disposição, quero conhecê-la apenas. Poderia, inclusive, acompanhá-la nas ações de saúde, principalmente, no Vale do Juruá. O que eu quero é ajudar, queremos que a nossa Saúde dê certo, o nosso povo já sofreu demais”, finalizou.

Texto: Mircléia Magalhães
Revisão: Suzame Freitas