Daniel Zen: “Dom Moacyr fez da Igreja um espaço de resistência e acolhida”

Daniel Zen: “Dom Moacyr fez da Igreja um espaço de resistência e acolhida”


Na sessão desta terça-feira (18) o deputado Daniel Zen (PT) lamentou o falecimento do Arcebispo Emérito de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, ocorrido na última segunda-feira (17). O parlamentar destacou que enquanto Bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Moacyr foi um grande aliado dos movimentos sociais e populares.

“Em 17 de julho de 1972 Dom Moacyr foi nomeado Bispo Prelado da Prelazia do Acre e Purus, transformada, mais tarde, na Diocese de Rio Branco, para a qual foi designado em 1986. Tocou a Igreja dos Pobres para os pobres, no Acre, segundo os mandamentos de Cristo.  Ele fez da Igreja um espaço de resistência e de acolhida”, disse.

Daniel Zen disse ainda que Dom Moacyr foi um incansável defensor dos indígenas, seringueiros e trabalhadores rurais. “Quando criança, morando nas cercanias da Praça da Catedral, do alto da minha inocência, chamava ele de “vizinho”… Ele passava caminhando pela praça, em direção a residência oficial do Bispo e, invariavelmente, se “acocorava” para conversar com as crianças que estivessem brincando. Passava a mão nas nossas cabeças e dava a sua benção. Um grande homem, que com sua sabedoria soube trazer calmaria em períodos acirrados, aconselhando fazendeiros, proprietários de terras e trabalhadores. Um grande homem de Deus”, enfatizou.

Texto: Mircléia Magalhães
Revisão: Suzame Freitas
Foto: João Luiz Simão
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Facebook