Deputado Luís Tchê pede criação de uma Frente Parlamentar em Defesa das Universidades

Deputado Luís Tchê pede criação de uma Frente Parlamentar em Defesa das Universidades


O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Deputado José Luis Tchê (PDT), propôs durante sessão desta quarta-feira (12) a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades e Institutos Federais de Ensino Superior.

O parlamentar afirmou que o contingenciamento de verbas para universidades públicas, aliado à incerteza quanto ao Financiamento Estudantil (Fies), tem gerado preocupação aos gestores das instituições de ensino superior.

Tchê destacou que o contingenciamento de 30% no orçamento faz com que as universidades saiam da zona de conforto para ofertar educação superior de qualidade aos estudantes, assim como também dificulta o acesso de alunos às instituições, uma vez que não será possível dispor de recursos para ingresso dos mesmos.

“O contingenciamento de verbas para as universidades vai dificultar o acesso de novos estudantes no ensino superior. Se faz necessário que esta Casa se posicione em defesa da educação, pois é das faculdades que saem os mais diversos profissionais que atuam na sociedade, ” justificou.

O deputado acrescentou que a Frente Parlamentar visa acompanhar as ações governamentais e institucionais voltadas para as universidades federais, dando celeridade à liberação de recursos financeiros e orçamentários de programas e políticas públicas para essas instituições.

Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com