Parceria entre Aleac e ISE possibilitará que adolescentes tenham acesso a aulas preparatórias para o Enem

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) assinou na manhã desta terça-feira (28) um termo de cooperação com o Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE). A parceria possibilitará que adolescentes e jovens acreanos que atualmente se encontram em situação de reclusão, sem poderem deslocar-se das Unidades do Sistema Socioeducativo, tenham acesso às aulas preparatórias para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), através do Projeto EducAleac.

O EducAleac é um projeto da Escola Legislativa da Aleac que já está em sua 3ª Edição e é totalmente voltado para jovens de baixa renda. Se tornou, inclusive, referência no que concerne à aprovação de estudantes em Instituições de Ensino Superior (IES) no Acre e em outros Estados do Brasil.

termo-de-paceria-ise280519a

O presidente do Poder Legislativo, deputado Nicolau Júnior (PP), destacou a importância do termo de parceria.  “O EducAleac é um sucesso, tenho muito orgulho deste projeto. Muitos jovens de baixa renda que participaram das aulas preparatórias para o Enem através do EducAleac conseguiram ingressar na universidade. Fico muito feliz em saber que estamos contribuindo para a realização desse sonho. Com essa parceria, os nossos jovens do Sistema Socioeducativo também terão essa oportunidade”, disse.

A diretora da Escola do Legislativo, Rachel Farias, frisou que o Curso oferecerá aos adolescentes do ISE, além das disciplinas obrigatórias, estudos sobre Ética e Cidadania. “Analisamos o nosso calendário anual do projeto EducAleac e constatamos a possibilidade da Aleac atender a demanda do ISE. Esse curso, além de conter as disciplinas obrigatórias, também tratará dos estudos de Ética e Cidadania, levando os alunos a ingressar nos contextos sociais, aumentando assim seu apreço pela educação”, frisou.

O presidente do ISE, Rogério Silva, agradeceu o presidente Nicolau Júnior (PP) pela parceria. Disse ainda que as aulas preparatórias do Pré-Enem são uma oportunidade única para os jovens que se encontram em situação de privação de liberdade.

“É com muita alegria que a gente assina esse termo de cooperação, agradeço demais o presidente Nicolau Júnior pela sensibilidade. Mesmo o ISE fazendo todo o processo de socioeducação destes adolescentes e jovens, é fato que os mesmos dispõem de poucas oportunidades no campo formativo e educação, por exemplo. Essas aulas preparatórias do Enem são uma oportunidade única para eles. Estou muito feliz com essa oportunidade”, frisou.

Inicialmente, 15 vagas serão ofertadas. As aulas que terão início no dia 14 de junho e se estenderão até o mês de novembro, serão realizadas dentro do próprio Instituto Socioeducativo.