Deputado Chico Viga pede que SEE libere livros didáticos para que alunos da rede estadual possam estudar em casa

Deputado Chico Viga pede que SEE libere livros didáticos para que alunos da rede estadual possam estudar em casa

O deputado Chico Viga (PHS) apresentou durante sessão desta terça-feira (28) uma indicação solicitando que a Secretaria de Estado de Educação (SEE), realize adequação das escolas da rede de estadual de ensino ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

O parlamentar destacou que o livro é uma ferramenta de transformação social, e expressa os diferentes aspectos do conhecimento, sendo ainda, um recurso alternativo na oferta do ensino de qualidade. Acrescentou também que às escolas, compete realizar o controle contínuo da entrega e devolução dos livros reutilizáveis, bem como apurar o percentual de exemplares devolvidos ao final de cada ano.

Chico Viga alega que os diretores de escolas públicas não estariam permitindo que os alunos levem os livros didáticos para casa. O que, de acordo com ele, tem prejudicado o desenvolvimento e a evolução dos discentes. Ele destacou que a violência já atormenta e seduz grande parte de nossos jovens, a ausência dessa ferramenta de ensino, estimula ainda mais o ócio e deixa em situação de vulnerabilidade um significativo contingente de cidadãos.

“A concorrência entre escolas públicas e privadas já é desleal por uma infinidade de fatores, reter o livro didático dos alunos das escolas públicas é tornar ainda mais injusta essa busca por qualidade, tendo em vista que, para muitos estudantes, o livro é a única ferramenta disponível para estudo. Um estado que sonha com a grandeza, com a emancipação do seu povo, não pode, sob alegação nenhuma, impedir o contato abrangente entre homens e livros”, justificou o parlamentar.

Andressa Oliveira
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com