Chico Viga pede instalação de Centro Especializado em Prevenção e Tratamento da

Chico Viga pede instalação de Centro Especializado em Prevenção e Tratamento da


Saúde dos professores do Estado

O deputado Chico Viga (PHS) apresentou na sessão desta quinta-feira (23), uma indicação ao governo do Estado, solicitando a implantação de um Centro Especializado em Prevenção e Tratamento da Saúde dos Professores da rede estadual de ensino, disponibilizando otorrinolaringologistas, psiquiatras, psicólogos e fonoaudiólogos para tratar de enfermidades inerentes ao trabalho dos educadores.

Ao justificar a indicação, o parlamentar frisou que a profissão do Professor está entre as mais desgastantes e as mais propensas a atrair enfermidades, o que causa o desgaste físico e mental que muitas vezes leva o corpo ao colapso. Um exemplo disso são as faltas consecutivas, atestados médicos, afastamentos temporários e definitivos em virtude de uma série de doenças.

“Todos nós tivemos no fazer docente, apoio significativo para lograr vitórias e efetivar conquistas. Pergunto a este parlamento: Na condição de legisladores, qual nosso contributo para o sistema educacional? O que temos feito para atenuar o impacto que recai sobre os ombros de milhares de professores deste Estado? Comemorar vitórias sem honrar todas as fontes que o trouxeram até aqui, significa não ter entendido absolutamente nada sobre a força da vida e da gratidão. Professores qualificados, saudáveis, e escolas relevantes é o que queremos”, salientou.

O deputado disse ainda que vai se empenhar através de seu mandato para garantir aos educadores do Estado o respeito e a valorização que merecem. “Recordo com carinho os primeiros passos trilhados pelo excelentíssimo governador Gladson Cameli, subindo cada degrau da Escola São José, em Cruzeiro do Sul, dirigida pelo saudoso Irmão Mariano Spada. Teve sonho realizado, porque teve bom condutor e um porto seguro, a Escola. Então, já que Deus me proporcionou mais um mandato, me proponho a travar as batalhas necessárias para que os educadores conquistem o respeito e valorização que merecem”, enfatizou.

Para concluir, Chico Viga pontuou que a saúde do professor é um problema da educação, com fortes ecos na saúde e segurança pública. “Quem acha que educar custa caro, não conhece o preço da ignorância. Hoje já conhecemos esse preço, e assistimos atônitos a volta da barbárie. Não existe nada de tão urgente a ser corrigido neste estado quanto à valorização do professor. Cuidar da voz do professor é garantir cidadania, emancipação cultural e o direito de ter um futuro”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com