Especialista ministra palestra sobre educação financeira na Aleac

Especialista ministra palestra sobre educação financeira na Aleac

Especialista ministra palestra sobre educação financeira na Aleac

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), por meio da Escola do Legislativo Acreano, ofereceu aos servidores da Casa e assessores parlamentares, na manhã desta terça-feira (21), uma palestra sobre planejamento financeiro pessoal. A apresentação foi ministrada pelo especialista em finanças Alex Barros.

palestra-planejamento-finamceiro210519d

De acordo com pesquisas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente 62% dos brasileiros estão endividados, desses, 45% são jovens com faixa etária entre 18 e 24 anos. Do total de devedores, 48% não conseguirão pagar suas dívidas, pois não possuem condições financeiras para isso.

Durante o encontro, o palestrante também fez uma explanação acerca da Reforma Previdenciária e as formas de se preparar para uma aposentadoria sem depender exclusivamente do governo. Ele afirmou que o mercado de trabalho tem mudando continuamente e as pessoas precisam se adequar a essa nova realidade.

“Atualmente, dos endividados no mercado, 45% são jovens de 18 a 24 anos de idade. O jovem tem entrado no mercado de trabalho, recebido seu salário, mas não tem noção de como administrar seu dinheiro. Há quatro anos existe um projeto para implantar na grade curricular a educação financeira, mas infelizmente ainda não saiu do papel. A educação financeira é algo que precisa ser ensinado desde cedo, para que evitemos essa quantidade gigante de endividados que temos atualmente”, pontuou Alex.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica o endividamento como um dos causadores de problemas de saúde. Ansiedade, depressão, dentre outras enfermidades, muitas vezes estão relacionados a esse fator. Alex pontua que qualquer pessoa pode conseguir economizar para planos futuros, caso aprenda a administrar corretamente suas finanças.

“Se você trabalha, tem a possibilidade de economizar pelo menos cem reais ao mês. Mas a maioria das pessoas não enxerga isso. Se você der um propósito ao dinheiro que ganha, vai conseguir economizar. Existem pessoas muito bem remuneradas que estão completamente endividadas, existem pessoas que ganham pouco, mas aprenderam a aplicar corretamente seu dinheiro. Quando se tem um propósito, seja comprar um carro, uma casa, fazer uma cirurgia plástica, viajar, e se passa a economizar, deixando de gastar por impulso e aplicando corretamente seu dinheiro, você vai realizar esse sonho, só precisa ter foco, disciplina e determinação”, afirmou Alex. 

Andressa Oliveira
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Facebook