Edvaldo Magalhães cobra do governo assinatura de Subvenção que garante recursos para Lar dos Vicentinos de Cruzeiro do Sul

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (15), o deputado Edvaldo Magalhães (PC do B) se solidarizou com os gestores públicos que acompanhavam a sessão no salão Marina Silva. Eles vieram à casa legislativa buscar apoio dos parlamentares para intermediar o canal de diálogo com a Secretaria de Gestão Administrativa (SGA).

“Os gestores vieram a esta Casa para tratar de uma pauta inédita, eles não vieram tratar sobre reajuste salarial, vieram apenas pedir a nossa ajuda para serem recebidos pela secretária de Gestão Administrativa, Maria Alice. Eles só querem conversar. Isso é muito estranho porque foi dito que servidor público não seria perseguido, que eles seriam ouvidos, escutados e não é isso o que está acontecendo”, pontuou.

O parlamentar destacou ainda, a importância dos gestores públicos para o Estado. “A mobilização que eles fizeram aqui no dia de hoje já surtiu efeito. O líder do governo também conversou com vocês e já garantiu que a secretária fará a abertura das primeiras conversas. Menos mal, porque sem esses profissionais de políticas públicas a gente não consegue construir nada numa gestão”, enfatizou.

Outro assunto abordado pelo oposicionista, foi com relação à Fundação Dom José Hascher – Lar dos Vicentinos de Cruzeiro do Sul que, de acordo com ele, está enfrentando grandes dificuldades financeiros e ameaça fechar as portas por falta de repasse do governo do Estado.

O parlamentar frisou que para não fechar as portas, a própria instituição tem arcado com todas as despesas, principalmente, o pagamento dos salários dos servidores. “O Lar dos Vicentinos de Cruzeiro do Sul está fazendo esforços tremendos para manter suas portas abertas e honrar a folha de pagamento dos profissionais contratados. Quero fazer um apelo para os deputados que representam o Vale do Juruá nesta Casa, esse problema precisa ser resolvido o mais rápido possível”, disse.

Edvaldo Magalhães apresentou ainda, uma indicação solicitando do governo do Acre providências imediatas para o problema. Ele salientou que o Termo de Subvenção Social feito entre a Fundação Dom José Hascher e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) não foi assinado, mesmo tendo sido pactuado junto ao governador Gladson Cameli (PP) e ao Secretário de Saúde, Alysson Bestene, diante da aprovação do Plano de Trabalho apresentando.

“A Assinatura do termo e o repasse do recurso acordado são imprescindíveis para que a instituição normalize sua situação financeira do Lar dos Vicentinos de Cruzeiro do Sul. Nós fizemos um debate extenso sobre a Subvenção nesta Casa, aprovamos o PL e o governo disse que repetiria os convênios do mesmo tamanho que eram adotados ano passado, e agora decidiram reduzir o valor que já é pequeno. Será que vai ser preciso os velhinhos fecharem uma ladeira de Cruzeiro do Sul para esse documento ser assinado? ”, questionou.