Daniel Zen pede publicação de Relatório Resumido da Execução Orçamentária do 1º bimestre de 2019

Durante sessão desta quarta-feira (24), o deputado Daniel Zen (PT) apresentou requerimento ao governo do Estado do Acre para que o mesmo informe os motivos em virtude dos quais os dados e informações relativas ao Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO do 1º bimestre de 2019 ainda não estão disponíveis no Portal da Transparência, uma vez que o prazo legal seria o dia 30 de março de 2019, ao tempo em que solicita a disponibilização dos mesmos, para que sejam facultadas, ao parlamento, as condições para o exercício de seu poder-dever de fiscalização.

O parlamentar frisou que a não publicação do RREO pelo governo do Estado descumpre em essência a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF. “Nós já estamos chegando ao final de abril e o relatório ainda não foi publicado, eu gostaria de saber o porquê. A Lei de Responsabilidade Fiscal não está sendo cumprida e isso não pode acontecer. Nós precisamos da publicação desses dados para que possamos fazer a averiguação necessária, porque aquele discurso de que há dívidas no Estado e que por este motivo não está tendo investimento não cola. Governo não tem que guardar orçamento, tem que executar e isso não está acontecendo”, enfatizou.

Para concluir, o parlamentar comentou sobre a manifestação realizada pelos moradores do Polo na AC-40, na última terça-feira (23) pedindo melhorias para o ramal. O tema foi abordado pelo deputado Roberto Duarte (MDB) que teria questionado a forma como os manifestantes foram retirados do local pela Polícia Militar.

“Esse tipo de protesto era comum no nosso governo, acontecia quase toda semana. A diferença é que antes mesmo da polícia chegar, uma equipe formada da Secretaria de Articulação Institucional era enviada ao local para dialogar com os manifestantes, porque é dessa forma que tem que ser. Tem que ter uma equipe qualificada, treinada, formada inclusive por policias da reserva e por pessoas com habilidades políticas para fazer esse trabalho. Ou seja, pessoas do diálogo. Isso faz toda a diferença”, finalizou.

Mircléia Magalhães – Agência Aleac