Jenilson Leite protocola pedido de CPI para investigar conta de energia

Jenilson Leite protocola pedido de CPI para investigar conta de energia

Na presença de representante do movimento social e da Defensora Pública do Estado, o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Jenilson Leite (PCdoB) protocolou na sessão desta terça-feira (9) um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades na conta de energia no Acre.

Desde que a Energisa, empresa que adquiriu a Eletroacre em leilão, reajustou o valor da tarifa de energia em 21% no mês de fevereiro, o parlamentar iniciou um movimento contra o reajuste da energia elétrica no Estado. Ele explicou que a CPI tem como objetivo investigar a cobrança supostamente indevida do ICMS nas faturas de energia elétrica, bem como os supostos erros nas leituras dos padrões e na emissão das faturas de energia.

“Nos últimos tempos o consumidor acreano tem sofrido uma agressão ao bolso devido os aumentos constantes na tarifa de energia. Nós queremos dar um basta nessa situação, por isso estamos protocolando, hoje, esse pedido de CPI. Além disso, também queremos investigar possíveis irregularidades na cobrança de ICMS. Por exemplo, queremos entender o porquê ele tem se excedido. Queremos investigar também sobre o contrato de compra e venda da Eletroacre pela Energisa”, explicou.

De acordo com o pedido protocolado, a CPI terá um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado, para investigar o aumento na cobrança de energia. “Essa é uma comissão em defesa do povo do Acre e queríamos convidar o Executivo a se juntar a esta luta, porque o governo do Estado fala, neste momento, de um projeto de desenvolvimento para o Acre e não vejo desenvolvimento com uma energia tão cara como essa”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Facebook