Jenilson Leite enaltece reunião com Sindicato dos Médicos sobre terceirização

O deputado Jenilson Leite (PCdoB) reforçou na sessão desta quinta-feira (21) a preocupação do Sindicato dos Médicos (Sindmed) com a proposta de terceirização da gestão do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb)), do Hospital Regional do Alto Acre e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O parlamentar disse que se reuniu na tarde da última quarta-feira (20) com os membros do sindicato para tratar do assunto.

“Me reuni ontem com o Sindicato dos Médicos e eles estão realmente muito preocupados, todos nós estamos. O Sindicato acredita que a terceirização é totalmente prejudicial aos profissionais de saúde e principalmente aos usuários do SUS. O secretário de Saúde, Alysson Bestene, esteve lá e se pronunciou sobre o tema. Ele disse que há uma intenção de terceirizar, mas garantiu que o martelo ainda não foi batido”, informou.

O deputado agradeceu a ‘boa vontade’ que o governador Gladson Cameli (PP) tem demonstrado para conversar sobre o assunto com as categorias de saúde. “Parabenizo o secretário de Saúde e o governador por se disporem a conversar com os servidores sobre a terceirização. Sei que eles têm boa vontade de melhorar a Saúde, de fazer o certo, mas as vezes é preciso ouvir quem já está na área há muito tempo. Entrar em conflito com os servidores antigos não é uma boa ideia, além de ser desnecessário. O Sindicato já anunciou, inclusive, uma greve caso haja de fato a terceirização, por isso a importância de se conversar”, enfatizou.

Jenilson Leite pediu a suspensão da sessão no Grande Expediente para que o Bispo Dom Joaquim e o diretor do Hospital Santa Juliana fossem recebidos no plenário. Eles estiveram na casa legislativa para pedir o apoio dos deputados para a renovação do convênio do Estado com a Diocese. Eles alegam que o governo do Estado não manifestou interesse na renovação do contrato que possibilita ao Hospital Santa Juliana atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Convidamos o Bispo Dom Joaquim para esclarecer este assunto. Esta casa pode ser uma grande mediadora nessa questão, podemos construir pontes e buscar alternativas possíveis para resolver essa situação”, disse Jenilson.