Jenilson Leite fala da importância de se fortalecer etnoturismo no Estado

Jenilson Leite fala da importância de se fortalecer etnoturismo no Estado

Na sessão desta quarta-feira (20) o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Jenilson Leite (PCdoB), falou da importância de se fortalecer o etnoturismo no Estado. O parlamentar ressaltou que os governos da Frente Popular realizaram ações importantes em conjunto com as comunidades indígenas que ajudaram a intensificar as visitações nas aldeias.

O comunista frisou ainda que o turismo indígena tem atraído pessoas do Acre, do Brasil e do mundo, e que por este motivo o processo de visitações necessita de um planejamento adequado. “Para o que o turismo aconteça nas aldeias é necessário que o Estado colabore com a organização e estruturação dessa atividade. Isso é muito importante, nós precisamos consolidar o etnoturismo no Estado”, disse.

Ele salientou que já existe no Acre uma grande rede que se auto-organizou para receber turistas nas aldeias. “Esses turistas vêm de pontos diferentes do mundo, e buscam conhecer a cultura e a tradição indígena. Em contrapartida, não há uma organização oficial dessa atividade e nós precisamos mudar isso”, pontuou.

O deputado disse ainda que se reuniu com a secretária de Pequenos Negócios de Rio Branco, Eliane Sinhasique (MDB), para tratar do assunto. Ele frisou que a gestora recebeu sua reivindicação com atenção e carinho.

“Os governos anteriores da Frente Popular fizeram investimentos importantes que retiraram, inclusive, a população indígena das periferias da cidade, com isso o povo indígena voltou a ter orgulho de sua origem. Um exemplo disso são os festivais que anualmente as próprias aldeias realizam. Falei à secretária Eliane Sinhasique que o mundo todo quer conhecer esses costumes e nós precisamos melhorar esse potencial que já é tão extraordinário. Dessa forma teremos grandes resultados, principalmente no setor econômico”, frisou.

No Grande Expediente, Jenilson Leite comentou a visita de Jair Bolsonaro (PSL) aos Estados Unidos. O parlamentar questionou a decisão do presidente de dispensar a obrigatoriedade do visto para cidadãos norte-americanos ingressarem no Brasil, salientando que o Brasil não exigiu qualquer reciprocidade.

“Porque os americanos podem entrar sem visto aqui e nós não podemos lá? Por que eles têm esse direito e os brasileiros não? E ainda entregou as nossas bases estratégicas aos americanos, isso é uma vergonha. Isso não é postura de presidente. Ele está sendo patético e não é de hoje”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com