Deputado Lourival Marques solicita instalação de posto fixo do IDAF no trevo da estrada de Xapuri

Deputado Lourival Marques solicita instalação de posto fixo do IDAF no trevo da estrada de Xapuri

Na sessão desta terça-feira (25) o líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Lourival Marques, apresentou uma indicação ao governo do Estado solicitando a instalação de um posto fixo 24 horas do Instituto de Defesa Agropecuário e Florestal do Acre (IDAF) no trevo da estrada de Xapuri.

Segundo o parlamentar, a instalação do posto tem por objetivo garantir maior fiscalização no transporte de animais e nos produtos de origem vegetal e animal que entram e saem do Acre, tendo em vista que o trevo de Xapuri é considerado a entrada para a região de fronteira que compreende Brasileia, Pando, Bolívia e Peru.

“Sem contar que a maior fiscalização garante que o consumidor terá em sua mesa produtos seguros para o consumo, sem risco de ocasionar enfermidades transmitidas por alimentos. Além disso, a inspeção e fiscalização dos produtos evita fraudes em alimentos e garante o cumprimento dos regulamentos técnicos de identidade e qualidade dos produtos elaborados pela indústria alimentícia, garantido, assim, um produto de qualidade para a população”, frisou o parlamentar.

Ainda visando o fortalecimento do IDAF, o deputado apresentou outra indicação solicitando do governo do Estado a instalação de uma plataforma on-line de atendimento ao produtor rural – Programa QR-Code GTA. Lourival Marques frisou que o IDAF, criado no ano de 2003, tem o desafio diário de manter a certificação sanitária de animais, vegetais, produtos e subprodutos de origem animal ou vegetal para o mercado brasileiro ou internacional.

“Com a visão de empreendedorismo e acompanhando as inovações tecnológicas, fazemos menção para que no futuro este renomado instituto possa emitir a Guia de Trânsito Animal totalmente digital, através de um QR-Code, de uma chave de segurança gerada pelo sistema e de código de barras que contenha informações da GTA, compatível com smartphones e outros, agilizando as transações comerciais que praticamente se concretizam no meio virtual”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com