Anvisa regulamenta uso de açafrão na farinha de mandioca e deputado Lourival Marques comemora

Anvisa regulamenta uso de açafrão na farinha de mandioca e deputado Lourival Marques comemora

O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, deputado Lourival Marques, fez alguns esclarecimentos na sessão desta quarta-feira (12) a respeito da proibição feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) à venda de farinha amarela para outros estados do país. O parlamentar leu ainda um ofício encaminhado pelo próprio órgão à Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), que trata da regulamentação do açafrão.

A portaria baixada mês passado pela Anvisa proibia a saída da farinha amarela do Estado do Acre para outras cidades do país, em especial para o Nordeste, principal comprador do produto, devido ao uso de açafrão na produção. Na época, Lourival Marques alegou que a portaria baixada pelo órgão permitia o uso de corantes naturais e que o açafrão é um corante natural.

“O governador Tião Viana entrou em contato com o órgão e o mesmo encaminhou à Sesacre um ofício que trata da regulamentação do açafrão. Agora é oficial, o produto é totalmente legal. A Anvisa finalmente regulamentou o uso do açafrão na produção da farinha de mandioca. Uma medida importante, que beneficia diretamente mais de 12 mil famílias acreanas que têm na produção da farinha sua principal fonte de renda, especialmente no Vale do Juruá”, comemorou.

Lourival Marques frisou que a proibição estaria causando grandes prejuízos aos produtores. “O açafrão é um antioxidante reconhecido e usado no mundo inteiro, e cuja proibição causada por uma medida do Estado de Sergipe estava prejudicando toda a agricultura familiar não apenas do Acre, mas do Brasil. Graças a Deus essa medida foi suspensa e o produto devidamente liberado. A regulamentação do uso do açafrão representa mais um avanço nessa cadeia produtiva”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com