Aleac faz homenagem ao IFAC pelos 10 anos da instituição

Na manhã desta quinta-feira (30), foi realizada uma sessão solene em alusão aos 10 anos de criação da Lei n° 11.892, de 2018, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e também em homenagem ao Instituto Federal do Acre (IFAC). A solenidade foi fruto da iniciativa do deputado Jonas Lima (PT).

Durante a sessão solene foram homenageados alguns diretores de campus de ensino do Instituto, pelo empenho dos mesmos em promover ensino de qualidade. A reitora da instituição, professora doutora Rosana Cavalcante, também foi homenageada pelo trabalho à frente da gestão da instituição. O IFAC possui atualmente mais de 3 mil alunos em cursos técnicos nas modalidades Integrado ao Médio, Integrado Proeja e Subsequente (presencial e a distância); mais de 1.500 alunos em cursos superiores de licenciatura, tecnológico e bacharelado; 120 de pós-graduação (especialização) e até 2014 certificou cerca de 10 mil pessoas em cursos de formação inicial e continuada de programas nacionais como o Mulheres Mil e o Pronatec.

O deputado Jonas Lima, autor do requerimento, agradeceu aos integrantes do Instituto pela contribuição que eles têm oferecido à educação em todo o Estado. O parlamentar destacou as melhorias que essa modalidade de ensino tem promovido, principalmente na zona rural.

“Agradeço por este momento tão importante para o Acre, o IFAC tem prestado um excelente trabalho ao nosso Estado. O Vale do Juruá recebeu um Instituto que tem mudado para a melhor a vida do homem do campo, que passou a conhecer mais sobre tecnologia, e os filhos deles agora têm a oportunidade de possuir uma formação profissional. Agradeço ainda ao deputado federal Sibá Machado, que sempre tem buscado melhorias para a educação no Acre. Nosso presidente, deputado Ney Amorim, queria muito estar aqui, mas hoje está cumprindo agenda institucional”, justificou.

O professor Sérgio Flórido, diretor do campus do IFAC em Tarauacá, que no ato participou representando todos os diretores de campus da Instituição de ensino, falou sobre o importante papel da instituição em promover ensino nas comunidades indígenas e rurais do Estado.

“A rede IFAC é uma realidade em todo o Brasil. Trabalhamos com indígenas, com a comunidade rural, tudo graças ao esforço de toda uma equipe de profissionais empenhados em oferecer o melhor. Quero agradecer aos deputados Jonas Lima e Sibá Machado, que tanto têm nos ajudado para que consigamos trabalhar mais. Deixo aqui meus sinceros parabéns a todos os servidores do IFAC”, enalteceu.

Rosana Cavalcante, reitora do IFAC, destacou o fortalecimento do Instituto no Acre. “Sou muito grata por esta homenagem que estamos recebendo hoje nesta casa. O Instituto Federal do Acre representa muito para o nosso Estado, e fico muito feliz em saber que o trabalho desenvolvido por ele está sendo reconhecido. Temos crescido muito no Acre e isso sem dúvida alguma é fruto do apoio que temos do governo do Estado. Quero aqui deixar meu agradecimento ao deputado federal Sibá Machado, que tanto tem contribuído com melhorias no ensino do Estado”, enfatizou.

Antônio Morais, na solenidade representando a Câmara Municipal de Rio Branco, ressaltou a importância dos cursos oferecidos pelo IFAC para pessoas de baixa renda. “Os cursos que o IFAC oferece são extremamente importantes, pois levam educação técnica a pessoas de baixa renda. Sabemos que isso provoca uma mudança positiva na vida delas. Educação é tudo em nossas vidas. Parabéns a todos os profissionais que realizam esse trabalho incrível”, ressaltou.

Márcio Batista, secretário municipal de Educação de Rio Branco, disse que o IFAC tem apresentado resultados satisfatórios nesses dez anos de atuação no Estado. “Essa, sem dúvida nenhuma, é uma sessão histórica. Parabenizo o deputado Jonas Lima pela iniciativa. Fico muito feliz com os 10 anos do Instituto Federal do Acre, que tanto têm feito a diferença na vida de milhares de pessoas. A construção desse projeto de educação com o fortalecimento das parcerias está promovendo resultados satisfatórios para todo o país”, salientou.

O procurador do Estado Andrey Cezar Hollanda, no ato representando o governador Tião Viana (PT), disse que o Acre é referência no que diz respeito a educação profissional. “Isso é motivo de orgulho para todos os acreanos. Observamos a seriedade do trabalho feito pelos profissionais do IFAC e temos certeza do quanto isso muda para a melhor a vida das pessoas. A parceria entre o governo e o IFAC tem promovido bons resultados. É muito admirável o trabalho realizado pelo Instituto Federal do Acre. Parabenizo o deputado Jonas Lima por reconhecer esses profissionais e essa instituição”, disse.

Andressa Oliveira e Mircléia Magalhães