Deputado Lourival Marques denuncia proibição da exportação da farinha amarela de Cruzeiro do Sul

Deputado Lourival Marques denuncia proibição da exportação da farinha amarela de Cruzeiro do Sul

O líder do PT na Assembleia Legislativa do Acre, deputado Lourival Marques, denunciou durante a sessão desta terça-feira (21) que produtores da região do Juruá estão acumulando prejuízos devido a proibição feita pela Anvisa à venda de farinha amarela para outros estados do país. A instituição alega que o uso de açafrão para produzir o produto não é permitido.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) baixou uma portaria proibindo a saída da farinha amarela do Estado do Acre para outras cidades do país, em especial para o Nordeste, principal comprador do produto, devido ao uso de açafrão na produção. Lourival Marques alega que essa mesma portaria permite o uso de corantes naturais e que o açafrão é um corante natural.

“O que está acontecendo com os produtores de farinha da região do Juruá é preocupante. A Anvisa publicou uma nota proibindo a venda dessa farinha para todo o Nordeste. Toda farinha que era comercializada nesses locais está dentro de um galpão armazenada, gerando prejuízos para os produtores rurais. Alegam que apenas corantes naturais podem ser utilizados e que não existe norma que regularize o uso de açafrão, que é um produto natural. Isso é uma falta de responsabilidade desse Governo Federal. Por não ter uma legislação específica, centenas de trabalhadores estão sendo prejudicados”, alega.

O parlamentar disse que o governador Tião Viana (PT) pediu urgência para solucionar o caso. Lourival Marques criticou o senador Gladson Cameli (PP) pelo mesmo não intervir pelos produtores da região onde ele nasceu. O parlamentar finalizou seu discurso lendo um cordel de um produtor que ele conheceu durante uma reunião no Caquetá.

“O governador Tião Viana pediu urgência para solucionar esse caso, enquanto isso um senador que nasceu no município de Cruzeiro do Sul cruza os braços e nada faz por essas pessoas. Mas com muita luta iremos solucionar esse problema”, ponderou.

Andressa Oliveira
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com