Aleac promove seminário para debater inclusão da pessoa com deficiência

Aleac promove seminário para debater inclusão da pessoa com deficiência

Mais de 1,3 mil pessoas, entre especialistas em saúde, técnicos, estudantes universitários e representantes do Poder Legislativo prestigiaram a abertura do ‘3º Seminário da Assembleia Legislativa de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em sua Trajetória de Vida’, nesta sexta-feira, 27, no Teatro da Universidade Federal do Acre (UFAC).

O evento é uma forma encontrada pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) de ampliar o debate em torno da necessidade de oferecer mais qualidade de vida e inclusão social a crianças, jovens e adolescentes com deficiência.

Neste sentido, a Aleac já é pioneira com projetos de lei, como, por exemplo, os apresentados pelo presidente da Mesa Diretora, deputado Ney Amorim, que permitem a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho e que ajudam mães de crianças especiais a ter mais celeridade em exames clínicos.

A primeira palestra do dia foi sobre ‘Deficiência Intelectual e Letramento’, com a especialista Hadhianne Peres de Lima, que tem mestrado no tema. Em seguida, foi a vez do médico oftalmologista Renaldo Moreno discorrer sobre ‘As Peculiaridades da Visão na Perspectiva Clínico-Funcional’.

O encerramento se deu com a palestra da professora doutora Nina Rosa Araújo, com o tema ‘A Visibilidade da Pessoa Surda enquanto Minoria Linguística’.

Neste sábado, acontece o ponto alto do evento com o professor doutor Zan Mustacchi, que é especialista no sistema endócrino-metabólico da Trissomia 21, o cromossomo da Síndrome de Down. Ele finaliza o ciclo de palestra com um segundo tema, ‘Trissomia 21: Nutrição, Educação e Saúde’.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a apresentação da banda de forró Bosco e Carimbó, composta por integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Acre, a Apae.

Depois deste sábado, o ‘3º Seminário da Assembleia Legislativa de Inclusão da Pessoa com Deficiência’ dá uma pausa para voltar no dia 16 de agosto, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), com a palestra da professora mestre Maria Elisa Granchi Fonseca, sobre ‘Estratégias Clínicas e Educacionais para Pessoas com Autismo’.

A iniciativa da Assembleia Legislativa conta com a parceria de várias entidades, e é organizada pela Escola do Legislativo Acreano e pelo Programa Acre Infoco.

Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com