Deputado Lourival Marques comemora aprovação de projetos para o setor produtivo do Estado

Deputado Lourival Marques comemora aprovação de projetos para o setor produtivo do Estado

O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Lourival Marques (PT), destacou na sessão desta quinta-feira (12) a importância do projeto de lei que autoriza a doação de 14 mil ações da empresa Dom Porquito para duas cooperativas instaladas na região do Alto Acre.

O projeto aprovado em plenário pelos deputados estaduais autoriza o Poder Executivo a realizar a doação de ações que estariam em poder da Agência de Negócios do Estado do Acre (ANAC), para a Central de Cooperativas de Alimentos do Acre (Amazon) e para a Cooperativa de Produtores de Suínos do Alto Acre (Coopersuínos). Um avanço importante para o setor produtivo do Acre, segundo Lourival Marques.

“A área de produção do Estado é sempre muito discutida nesta casa. A aprovação desse PL me deixou muito feliz porque fortalecerá ainda mais a economia rural da região do Alto Acre, bem como a atuação dos nossos produtores”, disse.

O deputado também comemorou a aprovação do projeto de lei de sua autoria que dispõe sobre a criação, comércio e o transporte de abelhas sem ferrão (meliponídeos) no Estado.

Ele frisou que com o crescimento dessa atividade tornou-se necessária uma legislação que estabeleça os critérios para a criação sustentável de abelhas nativas, principalmente por se tratar de animais silvestres, componentes da fauna brasileira.

“Nosso objetivo é fortalecer a cadeia produtiva do mel e aumentar a geração de emprego e renda no Estado. Se juntarmos apicultores e meliponicultores dá cerca de 1.200 pessoas envolvidas. Com a lei, vamos ter um estímulo a melhores práticas de produção, beneficiamento, armazenamento e também comercialização do produto”, disse Marques.

Lourival Marques destacou ainda que para haver a produção do mel e multiplicação das abelhas é importante o trabalho do apicultor e do meliponicultor que se dedicam à atividade. “Apoiá-los com legislações e políticas públicas contribui para que todo esse conjunto funcione e renda frutos”, frisou.

Outro projeto aprovado de autoria do parlamentar foi o que garante a titulação das propriedades rurais dos polos e quintais agroflorestais. A matéria beneficiará, segundo ele, mais de 700 famílias que utilizam a terra para comercialização dos produtos e fortalecimento da economia local.

“Essa é uma conquista de muitas famílias que agora poderão ter a segurança de produzir na sua terra com toda a regularização e de sua família. Sou grato ao governador Tião Viana que teve essa sensibilidade e aos cidadãos que confiaram em nosso trabalho para representa-los nesta Assembleia”, disse Lourival.

Segurança

Com relação à segurança pública do Estado, assunto abordado pelo oposicionista, Jairo Carvalho (PSD), Lourival Marques disse que o momento pede união e não discursos ‘inflamados’. “Estamos vivendo um momento muito difícil com a relação à criminalidade, e nós temos que nos unir. Não podemos usar um assunto como esse que mexe com a vida das pessoas para poder tirar algum tipo de proveito político. Isso é muito feio. Fazer discursos políticos com o intuito de denegrir a imagem do outro não é o melhor caminho para resolver as coisas”, disse o parlamentar.

Para concluir, Lourival Marques disse que o governador Tião Viana (PT) tem se empenhado para garantir o bem-estar das famílias acreanas. “Dizer que o governador Tião Viana não está nem aí para a segurança do Estado é um absurdo sem tamanho. Querer o Temer governando o Acre não vai resolver nada, nós precisamos das forças armadas, da união de todos”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com