Deputada Eliane Sinhasique denuncia falta de material para realização de PCCU

A deputada Eliane Sinhasique (MDB) disse na sessão desta terça-feira (3) que o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) está há três meses sem realizar o preventivo do câncer do colo do útero (PCCU). De acordo com a oposicionista, a realização do exame foi suspensa devido à falta de material como ‘lamínulas’ e ‘álcool absoluto’. A informação foi passada pela própria direção do Cecon durante reunião com a parlamentar.

Para emedebista, essa é mais uma prova da falta de compromisso do governo com a população acreana. “Isso é um crime de omissão deste governo contra as mulheres deste Estado. A informação foi passada pela própria diretora do Cecon. Suspender a realização dos exames de preventivo por falta de material? Isso é muita irresponsabilidade, é um absurdo”, disse.

Ainda segundo Eliane Sinhasique, o governador prefere gastar dinheiro público em viagens para fora do país do que investir na saúde pública. “Uma caixa de lamínulas custa apenas R$ 7,00. Mas em vez de comprar o material o governador prefere gastar o dinheiro público viajando para o Japão, Canadá. Há quase três meses a realização do preventivo foi suspensa porque o laboratório não tem material para fazer o exame. Quantas mulheres estão com problema no colo do útero e não podem se tratar porque o governo não prioriza a saúde, isso é lamentável”, complementou.

No Grande Expediente a deputada agradeceu o apoio do presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), para a realização do I Fórum de Debates: Soluções para a violência sob o olhar das vítimas. A parlamentar também agradeceu aos servidores do Parlamento que participaram da organização do evento.

O Fórum foi realizado na última sexta-feira (29), no plenário do Poder Legislativo, com o objetivo de apresentar propostas que realmente ajudem a diminuir os índices de criminalidade no Estado. Para a deputada o encontro foi um sucesso.

“Não poderia deixar de agradecer ao presidente Ney Amorim pelo apoio, bem como aos servidores desta casa que me ajudaram a organizar o evento. Nós fizemos história nesta casa com a realização desse fórum. Foi um evento grandioso, que teve muita representatividade. Começamos às 8 horas da manhã e finalizamos às 19:30 horas. Foram mais de dez horas de transmissão ao vivo pelo YouTube. Agora, estamos trabalhando na conclusão do relatório contendo as nossas propostas e soluções. Nós queremos reduzir o índice de criminalidade no Acre, sabemos que a prevenção é a solução para a violência. Somente com prevenção e investimentos pesados na educação, esporte e segurança os índices serão reduzidos”, disse.

Eliane Sinhasique informou que o relatório final será encaminhado a todas as entidades e prefeituras.