Alunos da Escola Militar Tiradentes participam de sessão na Aleac e conhecem o trabalho dos parlamentares

Alunos do Colégio Militar Tiradentes visitaram o Poder Legislativo na manhã desta terça-feira (5) para conhecer o funcionamento dos trabalhos no Parlamento estadual. Num total de 32 estudantes, acompanhados do diretor da escola, Major Agleison Alexandrino, e dos professores Alber Ramos e Liliana Belém, apresentaram aos parlamentares os trabalhos que têm sido realizados na instituição de ensino e tiraram dúvidas acerca do funcionamento da Aleac.

O presidente em exercício da Aleac, deputado Eber Machado (PODE), deu as boas-vindas aos estudantes e aos gestores da escola, e falou sobre a importância da visita dos discentes e de despertar neles o interesse pelos trabalhos realizados no Poder Legislativo.

“Damos as boas-vindas a todos que estão à frente desse projeto, que tem grande relevância para o nosso Estado e que vai refletir em bons frutos no futuro. Acreditamos nessa metodologia de ensino e com certeza ela tem que se ampliar de uma forma que todo o Acre seja contemplado, oferecendo aos nossos jovens essa oportunidade de ensino”, destacou.

O diretor do Colégio Militar Tiradentes, major Agleison Alexandrino, agradeceu a oportunidade de os alunos acompanharem um momento do trabalho dos parlamentares, e destacou a importância de se desenvolver uma visão crítica e o interesse pela política nos estudantes.

“Esta oportunidade de estarmos na Casa do Povo com nossos alunos é enriquecedora. Agradeço a todos os parlamentares presentes por proporcionarem essa experiência aos nossos alunos. É uma alegria podermos participar e acompanhar o trabalho que tem sido feito pelos parlamentares. É isso que os alunos querem: compreender as atribuições de um deputado estadual. Dessa forma é despertado neles o desejo de trabalhar nos pilares de um cidadão consciente das suas obrigações. É apenas através da cidadania que teremos uma sociedade mais justa e solidária”, destacou.

O coordenador pedagógico do colégio, Alber Ramos, falou sobre o orgulho da Polícia Militar em fazer parte do projeto de um colégio militar. Destacou também a importância em despertar nos alunos uma perspectiva sobre a política nos seus mais diversos âmbitos.

“Para o colégio militar, a importância da aprovação dessa visita é uma questão de honra. Hoje o Tiradentes conta com alunos oriundos de 38 bairros da capital, que envergam com orgulho o emblema da PM. É uma satisfação poder conhecer o trabalho dos senhores. A ética e o compromisso com o povo começam nas nossas escolas e despertar isso nos nossos alunos é de suma importância”, argumentou.

A professora Liliana Belém enfatizou a necessidade de tornar os jovens mais atuantes no âmbito político. De acordo com ela, as mudanças necessárias no que concerne a administração pública só ocorrem quando as futuras gerações tomam para si a responsabilidade de ter uma sociedade mais justa e igualitária.

“Agradeço pela receptividade de todos da Aleac. É salutar que os jovens sejam participantes ativos do meio político. Nosso desejo é que o acesso ao Parlamento seja um elo enriquecedor para esses alunos, pois uma sociedade justa e igualitária só ocorre quando temos cidadãos participativos”, ressaltou.

Durante o encontro, que foi realizado no plenário no tempo destinado ao Grande Expediente, cinco alunos fizeram perguntas que foram esclarecidas pelos deputados. Dentre as dúvidas apresentadas, estão a missão de um parlamentar, como o Poder Legislativo é organizado e como são escolhidos os projetos de lei que posteriormente são levados à votação durante as sessões.

A estudante Stefany Silva fez um agradecimento em nome de todos os demais alunos do Colégio Militar e falou sobre as boas mudanças ocorridas em sua vida desde que ingressou nessa modalidade de ensino.

“Quero agradecer aos senhores por nos darem a oportunidade de visitar a Assembleia Legislativa, conhecendo de perto como funciona todo o processo e os trabalhos dos deputados. O Colégio Militar Tiradentes tem promovido boas mudanças não só na minha vida, mas na vida de todos os meus colegas que lá estudam e têm a oportunidade de participar dessa nova metodologia de ensino. ”

O que disseram os parlamentares:

Gehlen Diniz (PP)
“É extremamente importante para o Parlamento a visita de cada aluno aqui hoje. Isso é importante para mim. Nós temos a missão de não somente apresentar projetos de lei, como também fiscalizar os trabalhos do Poder Executivo e nos posicionarmos contra quando for necessário. Sem o Poder Legislativo a população e a imprensa não teriam acesso às informações”,

Leila Galvão (PT)
“Em nome do meu partido cumprimento todos os alunos e gestores aqui presentes. É uma alegria poder recebê-los nesta casa, onde vocês estão realizando hoje uma atividade de fundamental importância. A visita de vocês me reporta sobretudo à necessidade das pessoas compreenderem todo o trabalho realizado pelos deputados. ”

Jairo Carvalho (PSD)
“É uma alegria receber esses jovens. A política boa do parlamentar, baseada em representar o povo, é linda. Vejo em vocês o futuro deste Estado, e lhes digo que a política precisa de pessoas boas e futuramente serão vocês quem irão ocupar essas cadeiras. Isso é a democracia, ter o direito de expor seu ponto de vista e ser respeitado. ”

Maria Antônia (PROS)
“Em nome de todos os deputados agradeço a presença de cada um de vocês, que hoje conheceram um pouco mais sobre os trabalhos que são desenvolvidos aqui. Sejam sempre muito bem-vindos! Tenho certeza que os ensinamentos que vocês estão recebendo no Colégio Militar Tiradentes servirão por toda vida de vocês. Aproveitem essa oportunidade, pois vocês representam o nosso futuro. ”

Andressa Oliveira