Mulheres do Alto Acre realizam mamografia em ação da deputada Leila Galvão

Graças a uma ação promovida pelo gabinete da deputada estadual Leila Galvão (PT), 38 mulheres da região do Alto Acre tiveram acesso ao exame de mamografia em Rio Branco. Elas vieram para a capital na manhã desta quarta-feira (23), em ônibus disponibilizado pelo Corpo de Bombeiros, para fazer o exame no Centro Oncológico do Acre (Cecon). Durante todo o dia o atendimento ao grupo será priorizado na unidade de saúde.

A ação é realizada em parceria com o gabinete do deputado Ney Amorim (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Secretaria de Saúde da Prefeitura de Brasileia.

As mulheres atendidas são, em sua maioria, moradoras das zonas rurais de Brasileia e Epitaciolândia, mas também mulheres de baixa renda das duas cidades. São pessoas que, de outra forma, não teriam o acesso facilitado a esse tipo de exame, que tem custo relativamente elevado e somente é realizado na capital acreana.

É o exemplo de Luciana Dias, de 43 anos, moradora da zona urbana de Brasileia. Essa é a segunda vez que ela realiza o exame de mamografia com o apoio da deputada Leila Galvão. “Nós não teríamos condições de fazer todo esse deslocamento por conta própria, e como este exame não é disponibilizado no hospital de Brasileia ficaria difícil de a gente fazer sem a ajuda da deputada Leila. Sabemos que a mamografia é um exame importante, por isso sou tão grata a ajuda da parlamentar”, disse ela.

Leila Galvão explicou que essa ação é desenvolvida pelo seu gabinete desde que assumiu o mandato de deputada estadual. Ela frisou que o objetivo é garantir mais saúde e qualidade de vida para as mulheres da região, já que a grande maioria não teria condições de fazer tal exame por conta própria.

“Essa é a quinta vez que realizamos esse tipo de ação. Nesses três anos e meio de mandato nós fizemos parcerias importantes que nos possibilitaram manter esse compromisso que temos com as mulheres do Alto Acre. Por isso quero agradecer ao governo do Estado, por meio da Sesacre e equipe do Cecon, à equipe do Hospital Regional de Brasileia, ao Centro de Referência de Mulheres da região, ao Corpo de Bombeiros e à Aleac, através do presidente Ney Amorim, que é um grande parceiro nosso e que está sempre nos ajudando”, enfatizou.

A parlamentar também destacou a importância do exame para a saúde da mulher. “Durante todo o ano procuramos viabilizar a vinda de mulheres para Rio Branco, justamente porque esse tipo de serviço não é oferecido no interior. Já fizemos isso também com mulheres de Assis Brasil e Xapuri. Sabemos da importância da prevenção, quanto mais cedo a doença for detectada mais fácil se torna o tratamento”, frisou.

A gerente administrativa do hospital de Brasileia, Silvania Gadelha, destacou o empenho da deputada Leila Galvão. Para ela a ação é fundamental. “A deputada Leila Galvão tem sido uma guerreira, ela tem se esforçado ao máximo para garantir o atendimento a essas mulheres na capital. Sabemos que essa é uma medida de prevenção precoce, importante para as mulheres”, frisou.