Deputado Lourival Marques ressalta que Acre é o quarto Estado com maior crescimento acumulado do PIB

Deputado Lourival Marques ressalta que Acre é o quarto Estado com maior crescimento acumulado do PIB

O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Lourival Marques, disse na sessão desta quinta-feira (10) que a oposição precisa reconhecer os avanços importantes que o Acre obteve desde que a Frente Popular assumiu o governo do Estado.

Ele frisou que atualmente 60% dos recursos do Estado são provenientes de iniciativa privada. O que, segundo ele, comprova o crescimento do Acre. “Em 1999 quando o PT assumiu o governo, 62% dos recursos gerados no Estado eram provenientes de servidores públicos. Atualmente, 60% desses recursos são de iniciativa privada e apenas 40% são de servidores públicos. Isso comprova o quanto o Estado cresceu”, disse.

Lourival Marques também falou dos resultados socioeconômicos expressivos que o governo de Tião Viana (PT) alcançou. Ele frisou que o Acre é quarto Estado do país com maior crescimento acumulado do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No estudo, o Acre apresenta o aumento de 81,2% de sua economia entre 2002 e 2015. Tocantins aparece em primeiro lugar no ranking, com 112,1%, seguido de Mato Grosso (101,8%) e Piauí (84,4%). Em números, a unidade federativa acreana saiu de um PIB de R$ 2,971 bilhões em 2002 para R$ 13.622 bilhões em 2015.

O PIB representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada localidade, durante um período específico. E é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de quantificar a atividade econômica de uma região.

“É dessa forma que temos que debater, com números, com dados e gráficos que comprovam realmente que o nosso Estado cresceu, que ele mudou para melhor. Nós temos que fazer um debate sadio, baseado na verdade e não ficar falando o que não sabemos aqui. Em vez de ficar só criticando e catando problema, a oposição deveria se informar melhor. Reconhecer os avanços que obtivemos é preciso, não podemos negar as conquistas que foram alcançadas nos últimos anos”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com