Aleac homenageia Dia do Contabilista com sessão solene

Aleac homenageia Dia do Contabilista com sessão solene

Por meio de um requerimento de autoria do deputado Raimundinho da Saúde (Podemos), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou sessão solene na manhã desta quinta-feira (3), em alusão ao Dia do Contabilista, celebrado oficialmente em 25 de abril. A data foi criada em 1926 e instituída pela Lei Estadual nº 1.989, em 23 de maio de 1979.

Em pronunciamento, o presidente em exercício da Aleac, deputado Raimundinho da Saúde destacou a importância da categoria para o Estado. “É uma pena que a importância desse profissional não seja tão divulgada. São eles que tocam as grandes secretarias do Estado, as grandes e as pequenas. São esses profissionais que fazem a máquina do Estado funcionar e por isso essa classe merece ser mais valorizada”, disse.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Acre (Sescap/AC), Cilfarney Rodrigues, falou das burocracias que os contabilistas enfrentam no dia a dia. Ele disse que uma das bandeiras de luta do sindicato é a simplificação dos serviços.

“É importante ressaltar que as empresas contábeis são responsáveis por 100% da arrecadação dos tributos, é impossível que essa atividade seja feita sem a presença de um profissional da área. Entendemos que as empresas de contabilidade necessitam de um ambiente onde possam exercer suas atividades de maneira mais célere, porque hoje o que mais trava é a burocracia. A simplificação dos serviços que precisa ser feita, essa é uma das bandeiras de luta do sindicato. Nós não podemos continuar apoiando o manicômio tributário que atualmente emperra o andamento das empresas”, disse.

O presidente da Associação de Contadores do Acre, Matheus Nascimento, destacou o papel do contabilista para o desenvolvimento comercial de um Estado. Falou também sobre o trabalho cultural que os contadores acreanos têm feito para valorizar a classe.

“Temos aproximadamente 1.294 profissionais inscritos no Acre. Estamos fazendo um trabalho de mudança cultural no que concerne aos contadores unidos. Esse grupo foi criado com o intuito de aproximar a classe contábil de todos os seus profissionais. Obtivemos muito êxito com isso, principalmente no atendimento aos profissionais em órgãos públicos. Temos um papel social, e este está diretamente relacionado à melhoria do nosso Estado e do patrimônio público e privado” afirmou.

Já o presidente em exercício do Conselho Regional Contabilidade, Maurício Prado, abordou a importância da valorização da profissão contábil na proteção dos bens públicos e privados. Disse ainda que a profissão existe há mais de dois mil anos antes de Cristo.

“É com grande honra e satisfação que recebo nesta sessão solene a homenagem a todos os profissionais, reconhecendo a valorização dessa classe que está sempre na vanguarda pela proteção dos bens. A história da Contabilidade é tão antiga, que mesmo dois mil anos antes de Cristo já existiam escribas egípcios que atuavam na área. É necessário que se tenha a consciência da importância dessa profissão para um país. Sem contador não há arrecadação, nem controle das contas públicas ou privadas”, destacou.

A deputada Eliane Sinhasique (MDB) também destacou a importância da categoria para o Estado. Ela falou da necessidade de se inserir contabilistas no serviço público. “Essa é uma reivindicação que estamos fazendo porque nós entendemos que se não houver a presença de profissionais qualificados na prestação de conta dos serviços públicos muito gestor pode acabar preso. É preciso que contabilistas qualificados ajudem na administração pública. Enquanto o governo do Estado não fizer a inclusão desse profissional na sua administração, a prestação de contas do Estado poderá ficar totalmente comprometida”, afirmou.

O deputado Jenilson Leite (PCdoB) saudou os contabilistas presentes e reafirmou o compromisso do Parlamento acreano com a categoria. “Esta casa uma vez por semana tira um dia para fazer homenagens justas a profissionais que fazem a diferença em nosso Estado. A profissão de contador é muito importante e se faz cada vez mais necessária para o desenvolvimento de qualquer lugar. O deputado Raimundinho está de parabéns por trazer nossos amigos da Contabilidade para serem homenageados. Como parlamentares devemos nos comprometer para conquistar mais melhorias para a categoria”, salientou.

Mircléia Magalhães e Andressa Oliveira
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com