Assembleia Legislativa realiza sessão solene em alusão ao Dia do Auditor Externo do TCE

Através de uma solicitação do deputado Jesus Sérgio (PDT), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta quinta-feira (26) a primeira sessão solene em homenagem ao Dia do Auditor Externo do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE), celebrado todo dia 27 de abril, desde o ano de 1983.

A solenidade teve como objetivo prestar homenagens e fazer o reconhecimento aos profissionais em Auditoria de Controle Externo como agente público ocupante de cargo efetivo que desempenha atividades exclusivas de Estado relativas à auditoria, à inspeção, à instrução e às demais atribuições típicas de controle externo do órgão de fiscalização e instrução dos Tribunais de Contas.

No Estado do Acre, 119 Auditores de Controle Externo estão ativos. O cargo de provimento efetivo era de “Analista de Controle Externo”, mas, seguindo uma movimentação nacional para alteração e padronização de nomenclatura, em 2016 o projeto foi aprovado pela Aleac, sob a relatoria do deputado Jenilson Leite (PCdoB). Desde então, o cargo passou a ser de Auditor Fiscal.

Em pronunciamento, o autor do requerimento que solicitou a solenidade, e presidente em exercício do Poder Legislativo, deputado Jesus Sérgio (PDT), deu início à sessão saudando os auditores fiscais presentes no plenário e falou da importância do trabalho deles na fiscalização dos gastos públicos por parte dos gestores municipais do Estado e das prefeituras.

“Não poderia deixar de agradecer a dedicação com que os auditores desenvolvem suas funções. Estamos falando de uma categoria que é extremamente essencial para o bom funcionamento do Estado. Essa profissão é considerada essencial para que os Tribunais de Contas promovam a manutenção da governança dos poderes”, enfatizou.

O parlamentar frisou ainda que tramita na casa um projeto de lei de sua autoria que ‘Institui o Dia Estadual do Auditor do Controle Externo” e integra a data ao calendário de eventos do Estado do Acre. Jesus informou que o PL deverá ser sancionado na próxima semana pelo governador Tião Viana (PT).

O auditor Renato Bandeiras de Souza lamentou que a profissão não seja valorizada como deveria. “Tive o prazer de ser presidente do Sindicato nos anos de 2014 e 2015 e me esforcei ao máximo para que a nossa categoria fosse mais respeitada. Hoje somos um grupo de 100 e confesso que a nossa demanda é muito grande, é um auditor para cada 85 mil pessoas. Mesmo assim, nos empenhamos para garantir que o recurso público seja o mais bem empregado possível. Infelizmente não somos muito bem vistos pela sociedade, mas vamos continuar lutando pela nossa valorização”, afirmou.

A auditora pública mais antiga do Acre, Josefa de Oliveira, agradeceu a homenagem realizada pelo Poder Legislativo e enalteceu o trabalho realizado pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valmir Ribeiro.

“Como representante dos homenageados, agradeço a Deus e a todos os parlamentares aqui presentes. Quero também enaltecer o trabalho realizado pelo presidente do Tribunal de Contas do nosso Estado, conselheiro Valmir Ribeiro, e a todos os auditores do Estado. De público reafirmo nosso compromisso em garantir o máximo de esforço no desempenho de nossas atividades, auditando, inspecionando, analisando, ensinando e orientando, cumprindo de forma orgulhosa o nosso dever”, garantiu.

O procurador-chefe do Ministério Público de Contas do Acre, Sérgio Cunha, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos procuradores em analisar as demandas e aplicação correta dos recursos públicos. Destacou também a atual crise econômica em que o país se encontra.

“Sinto-me honrado em participar desse evento pela importância que ele representa. Esta sessão serve também para que possamos fazer algumas reflexões sobre o cuidado com a aplicação dos recursos públicos. Vivenciamos uma crise que já dura dois anos, isso faz com que o zelo pela aplicação dos recursos seja ainda maior. Essa é uma atividade desafiadora, pois de um lado temos demandas de toda ordem e de outros poucos recursos a serem aplicados”, salientou.

Já o presidente do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Acre, Guaracy Duarte Moreira, fez questão de agradecer ao deputado Jesus Sérgio pela homenagem prestada à categoria. “Quero começar agradecendo porque se hoje estamos sendo homenageados devemos isso a união de esforços da nossa categoria. Agradeço também ao nosso presidente do TCE, conselheiro Valmir Ribeiro, por sempre ter ficado do nosso lado nos nossos maiores pleitos. A ele todo o nosso respeito e carinho”, disse.

Representando todos os parlamentares, o deputado Lourival Marques (PT) colocou o Poder Legislativo à disposição da categoria. “Já fui gestor público e já tive muitos processos analisados pelos auditores, eles realizam um trabalho extremamente importante para o bom funcionamento dos poderes. Desde já adianto que esta casa estará sempre à disposição de vocês, nós faremos o possível para que vocês possam ter todas as condições necessárias para auditar os gestores públicos em suas atividades”, afirmou.

Ao final da solenidade vários representantes da categoria receberam moções de aplauso pelos relevantes serviços prestados ao Estado.

Mircléia Magalhães e Andressa Oliveira