Deputado Daniel Zen destaca entrega da décima escola na gestão do governador Tião Viana

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (18), o líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT), destacou a entrega da escola Iracema Pereira Gomes, localizada no Conjunto Jequitibá, em Rio Branco, que marca a décima escola estadual entregue na gestão do governador Tião Viana (PT).

Com um investimento de quase R$ 3,2 milhões, a escola conta com 20 salas de aula para atender os alunos do Ensino Fundamental I (1º a 5º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com capacidade para 250 pessoas.

O parlamentar frisou que a antiga Escola Iracema Pereira Gomes funcionava no bairro XV, mas foi desativada principalmente pela mudança das famílias da área de risco da região para os projetos habitacionais do governo como a Cidade do Povo e o próprio Conjunto Jequitibá, na região do Calafate.

“Esta é a terceira geração de projetos arquitetônicos de escolas nesses 20 anos, com estrutura ampla e todas as condições para utilização das ferramentas de ensino e aprendizagem. O governador Tião Viana tem se esforçado desde o início para garantir o bem-estar das pessoas que residem no Conjunto Jequitibá. Além das casas que foram entregues, todo um serviço de infraestrutura foi realizado para garantir a dignidade dos moradores. Todas as ações para garantir acesso à saúde, segurança e educação também foram realizadas”, frisou o deputado.

Daniel Zen salientou que além de 14 novas escolas que serão entregues até o final do ano, o governador Tião Viana celebra diversos avanços na Educação ao longo de quase oito anos, como a implantação de dois colégios militares, a criação do Programa Quero Ler para zerar o analfabetismo, o Instituto de Matemática, Ciência, Filosofia e Ética (IMCFE), o Centro de Estudo de Línguas (CEL) e a adesão de sete escolas ao sistema de Ensino Integral.

“Estamos falando de 14 novas escolas, três delas já foram inauguradas na Cidade do Povo. Mais de 500 unidades de ensino foram devidamente ampliadas e reformadas pelo governo do Acre, mais de 90 foram construídas só nesta gestão. Fora as escolas que foram reformadas, ampliadas, revitalizadas e climatizadas, que somam mais de 400, não é pouca coisa não. Vale também ressaltar que o Acre se destacou com avanços nos indicadores de educação, como confirmam os números divulgados pelo Ideb, que apontou o Estado como o primeiro lugar da região Norte no Ensino Fundamental I e II. E podem escrever que no próximo senso do IBGE nós vamos ver o Acre como o primeiro Estado brasileiro a erradicar o analfabetismo, é para isso que estamos trabalhando”, complementou.

O deputado também destacou a entrega de mais uma creche na Cidade do Povo. O Centro de Educação Infantil Herloizia Almeida de Oliveira tem capacidade para atender 224 crianças, será a segunda unidade entregue pelo governo no local.

“A creche será inaugurada hoje pelo governo do Acre. Todo o projeto foi desenvolvido e pensado na qualidade do ensino para o público infantil, atendendo as mais diversas necessidades. O projeto padrão tem capacidade de atendimento para até 224 crianças em dois turnos (matutino e vespertino) e 112 em tempo integral. Durante a inauguração, o governo passa a administração da unidade educacional para a prefeitura de Rio Branco. A prefeita Socorro Neri ficará responsável pela gestão do centro educacional”, salientou.

Horário de funcionamento da Oca

No Grande Expediente Daniel Zen fez alguns esclarecimentos acerca do novo horário de funcionamento da Central de Serviço Público (OCA). Com as modificações nos horários, os atendimentos estão sendo realizados das 7h30 às 13h30.

De acordo com o parlamentar, o novo horário de funcionamento é de seis horas ininterruptas e não irá interferir na qualidade e eficácia do atendimento. “É importante ressaltar que o número de atendimentos diários continua sendo o mesmo, nada mudou. Todos aqueles que procuram a OCA estão sendo atendidos, todos. A diretora da OCA me explicou que a mudança do horário se deu por que durante as duas horas finais do expediente, ou seja, das 14hs às 16hs, praticamente os funcionários não atendiam ninguém, e isso é natural uma vez que as pessoas têm o habito de ir cedo para a OCA. Como isso gerava despesas para o Estado, o horário foi reduzido, mas o atendimento do local não foi prejudicado”, explicou.

Fardamento da PM

Para concluir, o deputado falou sobre a questão do fardamento da Polícia Militar. Ele informou que os processos licitatórios para a compra dos mesmos já estão em andamento.

“Fui consultar o secretário de Segurança sobre o assunto e ele me informou que o processo licitatório para a compra do fardamento, viaturas, armamento e munições já está em andamento. Com a conclusão desse processo licitatório as compras serão liberadas e tudo será devidamente resolvido”, concluiu.