Jovens Parlamentares tomam posse na Aleac

Estudantes de escolas públicas que foram eleitos por meio do Programa Jovem Parlamentar Acreano tomaram posse na manhã desta quinta-feira (5), durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Poder Legislativo, Secretaria Estadual de Educação (SEE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O Programa Jovem Parlamentar Acreano foi criado por meio de um projeto de resolução de autoria do deputado Daniel Zen (PT) e tem como objetivo fazer com que os jovens vivenciem o processo político democrático acreano e compreendam a logística realizada pelos deputados estaduais ao elaborar e aprovar leis.

O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), agradeceu a participação do TRE e da Secretaria Estadual de Educação na elaboração e concretização do projeto. Destacou também a importância de inserir os jovens na política. O parlamentar se comprometeu em presentear os jovens parlamentares que ainda não possuem paletó, a vestimenta que os deputados estaduais acreanos usam ao participar das sessões.

“Este é um momento importante para o Poder Legislativo acreano. Por várias vezes nos reunimos com o secretário de Educação e o deputado Daniel Zen e isso resultou nesse projeto tão lindo e especial. Agradeço as instituições envolvidas para que este momento tenha ocorrido e também aos estudantes que estão dando uma cor especial a esta sessão. Parabenizo o Marco Brandão por estar conduzindo tão bem a pasta que ocupa, também ao juiz Antônio Araújo, que neste ato representa o TRE, instituição que teve um papel de grande importância para que a votação dos estudantes fosse realizada. À nossa presidente, Kaline Silva, meus cumprimentos pela firmeza na condução da sessão. Aos jovens parlamentares que ainda não possuem um paletó, como pude observar, me comprometo a presenteá-los com a vestimenta. Hoje é a realização de um sonho não apenas dos jovens, mas também nosso”.

Em pronunciamento, o deputado Daniel Zen (PT) ressaltou a importância do programa para a juventude e para o Parlamento. “Será um bonito processo de exercício da democracia. Esses jovens vivenciarão os trabalhos de um parlamentar estadual por quatro meses e aprenderão sobre o funcionamento das sessões ordinárias e solenes, comissões, audiências públicas, elaboração das proposições e processo legislativo. Agradeço demais ao deputado Ney Amorim pelo apoio, será sem dúvida uma experiência incrível tanto para nós quanto para esses estudantes”, enfatizou.

O secretário de Educação, Marco Brandão, que no evento representou o governador Tião Viana (PT), falou da necessidade de se fazer com que os jovens compreendam e se interessem pelas questões políticas.

“No ano passado conversei com aproximadamente 60 mil estudantes e percebi a completa apatia deles com relação às questões políticas. Uma das coisas que sempre ouvia deles é que eles não gostavam de política e por esse motivo sentei com o deputado Ney e com o deputado Daniel para buscarmos uma alternativa para mudarmos essa opinião. É triste ver jovens apolíticos e precisamos modificar isso, uma vez que todas as relações humanas estão voltadas para a política. O jovem precisa ter a real noção do seu papel na sociedade e esse programa oferece isso. Espero que eles aproveitem ao máximo”, enfatizou.

O senador Jorge Viana (PT) enalteceu a iniciativa do Poder Legislativo e parabenizou o presidente da Aleac, deputado Ney Amorim e o deputado Daniel Zen, pela inovação ao proporcionar aos jovens a vivência do processo político.

“Acho muito importante que esse tipo de projeto chegue aqui, porque nosso país precisa que estimulemos a juventude a participar ativamente da política. Por isso parabenizo os deputados Ney Amorim e Daniel Zen pela atuação dos mesmos à frente desse projeto. Aproximar o parlamento da sociedade é o melhor caminho.

Antônio Araújo, diretor da Escola do Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral, parabenizou a iniciativa do Poder Legislativo acreano em fazer com que os jovens participem ativamente do processo político.

“É uma satisfação estar aqui. Parabenizo essa iniciativa da Aleac por esse projeto, que vem de encontro com o Eleitor do Futuro, iniciativa criada pelo TRE. Já estamos contando com esses alunos para que participem também dessa iniciativa. O grupo estudantil sem dúvida tem um papel fundamental no processo político e o TRE está de portas abertas para trabalhar em conjunto com vocês”, ressaltou.

Dando continuidade aos trabalhos legislativos, o deputado Ney Amorim (PT) passou a condução da sessão à jovem parlamentar Kaline Silva. Em pronunciamento, ela convidou outros jovens para ingressarem no programa e destacou a importância da participação da juventude no processo político.

“Quero agradecer aos deputados estaduais e ao secretário de Educação, Marco Brandão por essa iniciativa. Aproveito o momento para convidar os estudantes de outras escolas para participar desse programa tão importante. Nós temos que mostrar a nossa força, a nossa capacidade, o nosso compromisso com a política. Este momento é único e nós temos que aproveitar para mostrar que somos capazes, que nós também queremos um país melhor”, frisou.

Andressa Oliveira e Mircléia Magalhães